Entrevista | Steamforged Games sobre Resident Evil 2 The Board Game

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Board Games de Resident Evil (Resident Evil Boardgames) (Steamforged Games:) - Resident Evil 2 The Board Game

Em 14 de Agosto deste ano, a empresa britânica Steamforged Games anunciou o lançamento de um jogo de tabuleiro baseado em Resident Evil 2, que será financiado pelos fãs a partir de um Kickstarter, a ser realizado a partir do dia 25 de Setembro. Saiba mais sobre o projeto logo abaixo, em entrevista especial com a Steamforged Games, concedida ao Resident Evil Database.

Click here to read the original interview in English.


Como e quando surgiu a ideia para este jogo de tabuleiro de RE2?

Steamforged Games: A ideia original para as mecânicas básicas surgiu durante uma longa viagem que Mat (Hart, diretor criativo e co-fundador da Steamforged Games) e eu fizemos no ano passado. A viagem foi para uma adorável casa de campo na montanha, onde passamos uma semana inteira com a equipe de desenvolvimento, trabalhando na experiência básica do jogo. Durante esta viagem, depois de recentemente jogar vários outros jogos de zumbi, nós conversamos amplamente sobre não ter aquela sensação de “alto estresse, pressão” que tínhamos com Resident Evil. Nós realmente queríamos capturar este sentimento de crescimento da tensão tão vital para um jogo de Survival Horror, onde cada bala conta e decisões ruins podem te prejudicar, então tocamos nestes temas para ver como poderíamos replicar este sentimento em um jogo de tabuleiro. Felizmente, a viagem foi longa e nos deu bastante tempo para ter ideias!

Como foram as negociações com a Capcom para usar o jogo deles?

Por sorte, Mat trabalhou para a Capcom (quando ele vivia de fazia games), então as negociações foram super amigáveis e muito fáceis. Tanto a Steamforged Games quanto a Capcom não poderiam estar mais animados para trabalhar junto e tão de perto para trazer o Resident Evil 2™ – The Board Game aos fãs da série. Temos vários super fãs de Resident Evil em nossa equipe de design (inclusive eu sou um deles!), e tem sido muito construtivo podermos nos relacionar diretamente com a Capcom para ajudar a trazer este lançamento icônico à vida. Temos muito respeito pela propriedade intelectual do universo de Resident Evil e dos personagens do jogo, e a Capcom aprecia nossa dedicação!

Por que vocês escolheram Resident Evil 2 como o jogo-base para o projeto?

Resident Evil 2 é lembrado por ser um dos mais populares jogos da série Resident Evil, mesmo depois de tanto tempo de seu lançamento original em 1998. Seja entre jogadores veteranos da época a novos jogadores descobrindo o jogo só agora, ele é um verdadeiro favorito dos fãs. Sabíamos quando começamos a pensar sobre que jogo queríamos fazer da série que este clássico definidor de gêneros tinha que ser o jogo com o qual começaríamos.

Em relação aos dois cenários de Resident Evil, A e B, como vocês planejam adaptar isto de alguma forma ao jogo de tabuleiro? (Pergunta feita por Ana Cruz, madrinha do Database)

Resident Evil 2™ – The Board Game traz uma série de cenários que contam a história de Resident Evil 2, e colocam o jogador no meio dos eventos e locais que cada personagem encontra. Estes cenários podem ser jogados como jogos solo, ou como parte do modo campanha, que permitirá que os jogadores joguem narrativamente, seguindo o Lado A em uma série de cenários interligados. Uma expansão inclusa, chamada ‘The B-Files’ (Os Documentos B) permitirão aos jogadores experimentar o Lado B do jogo original, e os inimigos únicos encontrados neste cenário.

Quais são as principais características que diferenciam este jogo de tabuleiro dos outros? (Pergunta feita por Samuel Sobrinho, padrinho do Database)

Quando começamos a criar o Resident Evil 2™ – The Board Game, sabíamos que nosso primeiro objetivo seria o de trazer a sensação de estar jogando o Resident Evil 2 mesmo. Nosso foco foi o de recriar o sentimento de Survival Horror, e a tensão que os jogadores sentiram durante o jogo. Fizemos de cada inimigo um confronto onde os jogadores tem que pensar com cuidado como abordar, em vez de poder simplesmente atirar a cada vez – atacar faz barulho, o que atrai inimigos e força os jogadores a contar as balas. Também queríamos manter o ritmo acelerado do jogo, então removemos o turno do inimigo completamente, forçando os jogadores a ter de lidar com inimigos, enquanto se movem. Por fim, introduzimos um sistema único de deck e confrontos no tabuleiro, o que mantém os jogadores pensando sobre o que vão enfrentar a cada vez e mantendo o suspense em alta.

Este jogo de tabuleiro segue o mesmo roteiro do jogo? (Pergunta feita por Felipe Lopes, padrinho do Database)

Segue, sim! Somos muito fãs do jogo original, e queríamos nos manter o mais fiéis que fosse possível. Isto inclui o arco da história e roteiro, assim como os personagens, inimigos, armas e cenários. Jogadores veteranos vão adorar ver os mapas familiares e os locais dos itens, assim como acontecimentos e sustos específicos de cada lugar. Nós até adicionamos uma opção de controle tanque, para os fãs realmente radicais!

Como vocês planejam abordar os fãs do jogo que não são fãs de jogo de tabuleiro, e convencê-los a experimentá-lo? (Pergunta feita por Julian Camargo, padrinho do Database)

Nós já vimos muito interesse no jogo dos fãs através das mídias sociais, depois de anunciarmos, e recebemos muitas mensagens de pessoas que se lembram do jogo e mal podem esperar pelo Kickstarter. Vamos fazer demonstrações em eventos e convenções por onde passarmos durante e depois da campanha, e promover em vários e diferentes sites e canais de Youtube focados em jogos e em jogos de tabuleiro. Somos abençoados por este projeto ter uma base de fãs tão dedicada e entusiasmada como audiência, e muitas destas pessoas estão entusiasmadas o bastante para testar o Resident Evil 2™ – The Board Game, mesmo se eles não têm o histórico de jogar jogos de tabuleiro.

Se o Kickstarter for bem sucedido, vocês planejam lançar outros jogos de tabuleiro baseados em Resident Evil, de outros jogos, como RE3, por exemplo?

Estamos imensamente orgulhosos do jogo que desenvolvemos para este Kickstarter, mal podemos esperar para compartilhá-lo com todos os fãs. Como fãs da série que somos, adoraríamos trabalhar em outros episódios, então cruzem os dedos para este Kickstarter ser um sucesso, para podermos continuar criando jogos que adoramos jogar!


Original Interview in English

How and when did the original concept for this Resident Evil 2 board game come to light?
Steamforged Games: The original concept for the core mechanics actually came to light during a long road trip that Mat (Hart, Creative Director and co-founder of Steamforged Games) and I took last year. The trip was to a lovely cottage up in the hills where we spent a solid week with the development team, thrashing out the core game experience. During that trip, after recently playing a bunch of the other ‘zombie’ games out there, we chatted extensively about not quite getting that ‘high stress/pressure’ feeling that we got from playing Resident Evil. We really wanted to capture that building tension feeling so vital to a survival horror game, one where every bullet counts and poor decisions can come back to haunt you so we drilled down into these themes to see how we could replicate that feeling in a board game. Fortunately, the trip was long and gave us plenty of time to bounce some ideas around!

How were the negotiations with Capcom to use their game?
Luckily, Mat used to work for Capcom (back when he was making video games for a living) so the negotiations were super friendly and very easy. Both Steamforged Games and Capcom couldn’t be more excited to be working together so closely in order to bring Resident Evil 2™ – The Board Game to fans of the series. We have several Resident Evil super fans on our design team (of which I am one!), and it’s been very constructive to be able to liaise with Capcom directly to help really bring this iconic release to life. We’re very respectful of the intellectual property of the Resident Evil universe and the characters from the game, and Capcom appreciate our dedication!

Why did you choose Resident Evil 2 to be the base for the game?
Resident Evil 2 is regarded by many to be one of the most popular games in the Resident Evil series, even so long after its original release in 1998. Between veteran gamers from back in the day to the new players only just discovering the game now, it’s a real fan-favourite. We knew when we first started thinking about which game we wanted to make from the series that this genre defining classic had to be the one we started with.

Regarding the two scenarios of Resident Evil, A and B, how do you plan to somehow adapt it to the board game? (Question from patron Ana Cruz)
Resident Evil 2™ – The Board Game features a series of scenarios which tell the story of Resident Evil 2 and step the player through the events and the locations each character encountered. These can be played either as standalone games, or as part of a campaign mode which will allow players to play narratively through the game in the A-Walkthrough in a series of linked scenarios. A dedicated expansion, entitled ‘The B-Files’ will allow players to experience the B-Walkthrough of the original game, and the unique enemies encountered in this scenario.

What are the main features that will make this board game different from the others? (Question from patron Samuel Sobrinho)
When we started designing Resident Evil 2™ – The Board Game, we knew that our first objective was to make it feel just like playing the original Resident Evil 2. Our focus was recreating that sense of survival horror and the tension which players felt throughout the game. We made each enemy an encounter which players have to think carefully about how to approach, instead of being able to just blast away every time – attacking makes noise which attracts enemies and forces players to count bullets. We also wanted to retain the fast pace of the video game, so we removed the enemy turn completely, forcing players to have to deal with enemies as they move around. Finally, we introduced unique tension deck and encounter tables systems, which keeps players guessing as to what they’re going to be facing each time and keeps the suspense throughout.

Does this board game follow the same game plot? (Question from patron Felipe Lopes)
It does indeed! We’re huge fans of the original video game, and we wanted to remain as faithful as possible. That includes the story arc and plot, as well as all of the characters, enemies, weapons and locations. Veteran players will be pleased to see familiar map layouts and item locations, as well as events and jump scares specific to each location. We even added an option for tank controls, for the really hardcore players!

How do you plan to approach the fans of the game that are not fans of board game, to convince them to give it a try? (Question from patron Julian Camargo)
We’ve already seen a lot of interest in the game from fans via social media after announcing it, and we’ve had a lot of messages from people who remember the game and can’t wait for the Kickstarter. We’ll be running demonstrations at events and conventions we attend throughout and after the campaign, and promoting it via various different websites and YouTube channels geared towards video gaming, as well as tabletop gaming. We’re blessed on this project to have such a dedicated and enthusiastic fanbase as an audience, and many of those people are enthusiastic enough to try Resident Evil 2™ – The Board Game even if they don’t have a history of playing tabletop games.

If the Kickstarter becomes a hit, do you plan to release other board games based of Resident Evil, from other episodes, RE3 for example?
We’re immensely proud of the game we’ve developed for this Kickstarter, we can’t wait to share it with all the RE fans out there. As fans of the series ourselves, we’d dearly love to work on other episodes and so have everything crossed that this Kickstarter is a hit and we can carry on making games we love to play!

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3 COMENTÁRIOS

  1. “Nós até adicionamos uma opção de controle tanque, para os fãs realmente radicais!”

    Ele falou sério ou é só brincadeira? kkkkk
    Se for sério mesmo como seria a “movimentação tanque” adaptada para um jogo de tabuleiro? rsrs

    A entrevista ficou muito boa. Parabéns!! 😉

  2. Algo tipo vire 15 graus à esquerda ande 3 casas e depois vire 45 graus à direita e entre na porta. Resolva o puzzle XD

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