10 anos de P.T. (Playable Teaser), “o Silent Hills que nunca foi”…

0
Silent Hills (P.T. - Playable Teaser), 2014

Há 10 anos, em 12 de Agosto de 2014, acontecia o anúncio de “P.T.”, o “Silent Hill (ou melhor, Silent Hills) que nunca foi”, na Gamescom de 2014. A sigla “P.T.” significava “Playable Teaser”, ou seja, tratava-se de um “teaser jogável”. Era basicamente uma demo interativa, lançada para Playstation 4.

Mas o que tem a ver o P.T. com Silent Hill (ou melhor, com “Silent Hills”), afinal? Acontece que a demo P.T. era apenas uma fachada para o anúncio de um revival de Silent Hill, a franquia de Survival Horror da Konami, mas sob a fachada de um novo jogo de um estúdio indie, chamado “7780s Studio”.

“Cuidado. A brecha na porta… é uma realidade separada. O único eu sou eu. Você tem certeza de que o único você é você?” (Frase inicial do “Playable Teaser”)

A verdade é que, ao completar a demo do P.T., aparecia o título SILENT HILLS, um novo game da franquia Silent Hill. Ele estaria nas mãos de ninguém menos que Hideo Kojima, em parceria com o cineasta mexicano Guillermo Del Toro. Além disso, o ator do protagonista seria o ator Norman Reedus, famoso por interpretar o personagem Daryl Dixon na série The Walking Dead.

Em P.T., você era convidado a decifrar enigmas ao explorar um corredor de uma casa. Ao fundo, era possível ouvir um rádio dando notícias e falando coisas absurdamente assustadoras. O corredor é um looping, ou seja, é praticamente o único cenário da demo. Você entra e sai dele o tempo todo, e ele só vai mudando conforme se evolui na demo. Junto com a sua progressão, você passava a ser assombrado por um espírito feminino, o que garantiu bons sustos aos jogadores durante transmissões ao vivo.

Silent Hills (P.T. - Playable Teaser), 2014

Não houve nada como o fenômeno P.T. nas redes sociais. E, vamos falar a verdade, nunca mais haverá. Houve todo um esforço da comunidade online para decifrar os segredos da demo, e este fenômeno reverberou tanto que serviu de influência para muitos outros jogos que vieram depois. Inclusive, um dos jogos com influência de P.T. foi Resident Evil 7, com a sua demo interativa Beginning Hour. Então, não é exagero dizer que, à época, todos queriam ter “o seu próprio P.T.”.

Infelizmente, depois que Hideo Kojima deixou a Konami de maneira bastante turbulenta, o desenvolvimento de Silent Hills parou, tendo o seu cancelamento oficial anunciado pouco tempo depois pela empresa. Não bastasse isso, a Konami ainda tomou a controversa decisão de remover a demo P.T. da Playstation Store. E é claro que isto levou a uma reação bastante acalorada na internet, com a criação da hashtag #FuckKonami (vá se f*d*r, Konami) nas redes sociais.

Até hoje, os gamers sonham com um Silent Hills feito por Hideo Kojima. Em 2016, Death Stranding, o primeiro jogo do produtor, pós-Konami, foi anunciado para o Playstation 4. Guillermo Del Toro continuava sendo um colaborador, assim como Norman Reedus voltava como o protagonista. Muitos imaginaram que fosse se tratar de um sucessor espiritual de P.T./Silent Hills, o que não aconteceu. Atualmente, as esperanças estão baseadas no novo jogo de Kojima, sob o título de “OD” (outra sigla, veja só!). O projeto é uma colaboração da Kojima Productions com outro cineasta, desta vez Jordan Peele (diretor do filme “Corra!”), para o Xbox.

COMPARTILHAR