O Kipepeo é mais uma resposta da Plaga Tipo-2 aos danos sofridos pelos seus hospedeiros, os Majini. Por ser uma forma mais evoluída do parasita, ela possui “asas”, e quando o Majini sofre muitos danos, a Plaga salta de seu corpo e ataca seus alvos enquanto voa.
Durante o apoio aéreo aos agentes da BSAA, Chris Redfield e Sheva Alomar, durante o conflito na Zona Autônoma de Kijuju, o helicóptero pilotado por Kirk Mathison sofre um ataque de Kipepeos, e eles conseguem derrubar a aeronave com facilidade.
A palavra “Kipepeo” significa “borboleta” no idioma africano suaíli. Apesar de parecer que eles têm asas, na verdade, tratam-se de protuberâncias entre as suas garras, que o Kipepeo usa para se manter no ar. Seu principal ataque, no entanto, é com a sua cauda, que ele usa para agarrar suas vítimas.
Estratégias:
Uma metralhadora já dá conta dos Kipepeo, mas pode derrubar a sua precisão de mira no ranking de final do capítulo, já que o ele se mexe muito e você pode errar alguns tiros. Ou até muitos. Portanto, mantenha certa distância deles, para não acabar levando algum golpe.
Se quiser acabar com um ou vários Kipepeos em uma área, é só jogar uma granada de luz (Flash). Isto irá eliminá-los instantaneamente.