The Mercenaries
Seguindo a tradição iniciada em Resident Evil 3 e continuada com Resident Evil 4, Resident Evil 5 também tem o seu modo Mercenaries, onde você pode escolher entre vários personagens do jogo, e o objetivo é matar o maior número possível de inimigos enquanto o tempo vai diminuindo. Conforme você mata inimigos, você vai ganhando alguns segundinhos, o valor variando de acordo com o tipo de inimigo morto, além de ampulhetas no meio do caminho que aumentam o tempo ou dão bônus de pontos pelas mortes por um curto período limitado.
A versão Gold Edition, lançada no ano seguinte, contém uma versão a mais do modo Mercenaries, que é a The Mercenaries Reunion, trazendo mais personagens, entre eles Rebecca Chambers e Barry Burton. Por fim, em 2016, um port para Playstation 4 e Xbox One trouxe a versão definitiva do minigame, a The Mercenaries United, unindo todos os personagens dos dois minigames em um só, facilitando a vida dos jogadores.
Lost In Nightmares
Este conteúdo canônico complementa detalhes da trama da franquia. Ele foi adicionado na versão Gold Edition de 2010 ou podia ser comprado de forma avulsa, e se trata de um “prequel”, contando os eventos de 2006, quando Chris Redfield e Jill Valentine foram à Europa em uma missão da BSAA de captura do fundador da Umbrella, Ozwell E. Spencer. No entanto, quando chegam na propriedade, encontram os funcionários mortos e o local dominado pelas criaturas Blob, resultantes de pesquisas que Spencer vinha realizando nos porões de sua residência. Eles não demoram a descobrir que o responsável pela invasão à mansão de Spencer é Albert Wesker, o arqui-inimigo da dupla.
O clima deste capítulo é mais sombrio e mais focado no terror, provavelmente por Resident Evil 5, apesar de muito elogiado, ter sido criticado pelo excesso de ação em uma franquia que nasceu no Survival Horror. Apesar de não ser memoravelmente assustador, garante alguns momentinhos de sustos, principalmente quando os agentes ficam sem recursos e devem usar armadilhas para se livrar das criaturas. Este capítulo busca reverenciar os jogos clássicos e traz até um easter egg de câmera fixa, se você checar a porta de entrada da propriedade três vezes. Depois de um tempo, a câmera volta a ser sobre os ombros, mas a experiência de câmera fixa em uma jogabilidade nova é deveras interessante.
Desperate Escape
Mais um capítulo canônico adicionado na versão Gold Edition de 2010, mas que pode ser comprado de forma avulsa. Sendo mais um complemento à trama de Resident Evil 5, sua trama é focada em Jill Valentine, agora não mais controlada por Wesker, e o agente da BSAA Josh Stone, tentando encontrar uma maneira de ajudar e resgatar Chris e Sheva para os quatro poderem finalmente fugir daquele local.
Diferentemente do Lost In Nightmares, este conteúdo segue o rumo de Resident Evil 5 e tem muita ação e muitos inimigos. Ele não é muito longo, mas se encaixa certinho com a campanha principal e uma ótima interação entre os protagonistas.
Modo Versus
Como o próprio nome já sugere, este é um minigame online onde os personagens se digladiam entre si ou enfrentam vários inimigos e, quem matar mais, ganha a partida. Estes são os dois modos de jogo: o Slayers, onde enfrentam inimigos do jogo, algo bem parecido com o modo Mercenaries, e o Survivors, onde é um personagem contra o outro. Há ainda os subtipos destes dois modos, o Team Slayers, onde é possível formar duplas para enfrentar os inimigos, e o Team Survivors, onde os personagens se unem em equipes para se digladiarem com outra equipe de personagens.