O Resident Evil Database teve a oportunidade de conferir, em primeira mão, um conteúdo hands-off do Separate Ways, DLC de Resident Evil 4 Remake. O conteúdo extra se chamará Caminhos Distintos em Português do Brasil, e mostrará os eventos do game pela perspectiva de Ada Wong. A espiã está em busca do mbar, que está sob a posse de Osmund Saddler, o líder dos Los Iluminados.
AVISO: Este hands-off pode conter certos comentários considerados como spoilers, principalmente para aqueles que são mais radicais a este tipo de conteúdo.
O que é o Separate Ways?
O capítulo extra Separate Ways existe no game original? Sim, ele existe no jogo de 2005. Porém, não existia na primeira versão do jogo. Confuso, né? Em um breve resumo: a primeira versão de Resident Evil 4 saiu como um jogo exclusivo (“only for”) de Nintendo Gamecube. Foi uma fase da franquia em que a Capcom e a Nintendo decidiram unir forças durante a geração 128 bits. Durante esta época, também foram lançados títulos como o Resident Evil Remake (RE1) e Resident Evil Zero, ambos em 2002.
No entanto, poucos meses depois do lançamento de RE4 no Gamecube, a Capcom inesperadamente decidiu romper a exclusividade e lançou o game também para o Playstation 2. E a partir desta versão de PS2, veio o Separate Ways.
Vale lembrar que, nesta época, ainda não existia o conceito de DLC, pois nem existiam lojas online ainda. Mesmo assim, a Capcom em especial sempre relançava um mesmo jogo com mais conteúdos, às vezes até mesmo para a mesma plataforma. Exemplo: o Resident Evil de 1996 ganhou a versão Director’s Cut em 1997 e a Director’s Cut Dual Shock em 1999.
O Remake do Separate Ways:
Assim como o jogo-base de Resident Evil 4 foi reimaginado, o seu “lado B” não poderia ser diferente. De acordo com o conteúdo a que tivemos acesso e com o trailer de revelação, Ada aparentemente começa de um ponto diferente do jogo de 2005. Quando ela passa pelo Castelo, ainda está claro, e quando Leon passa por lá já está escuro. Também não é segredo para ninguém que Ada é responsável não apenas por agir nas sombras, mas também por secretamente ajudar Leon, apesar de ele não saber. No fim das contas, era Ada quem estava sob o comando da situação?
Novas mecânicas de combate e exploração
A Grapple Gun de Ada, sua famosa arma de Gancho, já não será usada somente para alcançar lugares mais altos, de modo a mantê-la furtiva. Agora, Ada também pode usar seu gancho para causar dano aos inimigos: o gancho lhe permite chegar mais rápido ao inimigo, e o movimento vem acompanhado de um golpe melee. É satisfatório ver os golpes mais atléticos e leves, típicos de uma mulher bem treinada.
E, assim como visto no trailer de revelação, Ada não enfrentará apenas Ganados, mas também criaturas muito maiores. Seu combate com o El Gigante no cenário do vilarejo, do qual temos um vislumbre no trailer, é bem diferente do que tivemos com Leon. Graças ao seu gancho, Ada pode escapar do Gigante para lugares mais altos. Além disso, seu gancho também lhe permite subir em cima dele mais rápido. Em um piscar de olhos, ela já está sobre o monstro, pronta para atacar seu ponto fraco.
E não só de um gancho se faz o arsenal tecnológico de Ada. Seu “chefe”, Albert Wesker, precisa acompanhar tudo o que ela está fazendo para se apoderar do mbar. Para isso, os olhos de Ada são os olhos de Wesker. E vice-versa. Agora, Ada também conta com uma lente de contato, que dá a ela acesso aos dados fornecidos por Wesker sobre a arquitetura do vilarejo.
Ada tem a ajuda de seu empregador, mas também contará com uma parceria aparentemente controversa com Luis Sera, conforme visto no trailer de anúncio do jogo. Mas será que os objetivos dos dois dão “match”? Descobriremos em breve, já que a DLC chega no próximo dia 21 de Setembro para PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox Series S|X e PC.
Aproveite a ocasião deste hands-off do Separate Ways e já acompanhe o Resident Evil Database aqui no site, no canal do YouTube e em todas as redes sociais! Lembrando que estaremos presencialmente na Tokyo Game Show e tentaremos trazer o melhor conteúdo possível sobre o evento japonês.
CONFIRA TAMBÉM o novo trailer do Separate Ways abaixo: