A E3 acabou para sempre… E agora?

0
A E3 acabou...

O fim de uma era. A ESA anunciou que o evento E3 (sigla para Electronic Entertainment Expo) acabou definitivamente. A E3 foi por anos considerada como o “Natal dos gamers”, pois era uma semana que reunia e celebrava os grandes ícones da indústria. As icônicas conferências da Sony, Microsoft e as Nintendo Directs deixaram momentos inesquecíveis no coração dos fãs da arte que é o videogame.

O Resident Evil Database teve o privilégio de ir em uma E3, a que considero a melhor e última boa E3, em 2016. Fomos como imprensa e vimos pessoalmente o anúncio de Resident Evil 7 para o mundo, de dentro da conferência da Playstation. Nos corredores dos pavilhões do Los Angeles Convention Center, eu tive o prazer de conhecer pessoalmente os produtores de Resident Evil, Hiroyuki Kobayashi e Masachika Kawata, entre tantas outras personalidades do nicho.

Foi, de fato, a realização de um sonho e uma experiência inesquecível, e eu vou guardar as memórias da E3 para sempre, com muito carinho, no meu coração!


A E3 acabou, e o que temos agora?

Quais outros eventos de games nós temos no cronograma atual da indústria?

A semana em que a E3 acontecia, em meados de Junho, continua tendo apresentações e showcases das empresas e desenvolvedoras. Esta semana até ganhou o apelido de “não-E3” de alguns veículos. O evento Summer Game Fest, de Geoff Keighley, precede esta semana, com uma apresentação online.

No mês de Agosto, costuma acontecer a Gamescom. O evento presencial é em Cologne, na Alemanha. Mas Geoff Keighley encabeça a apresentação de um evento online de abertura da Games, a Opening Night Live (ONL). Recentemente, a Gamescom anunciou a sua primeira edição da América Latina no Brasil, em Junho de 2024. O evento será resultante de uma fusão com o BIG Festival, hoje do grupo Omelete.

Em Setembro, acontece a já tradicional Tokyo Game Show. Apesar de também trazer anúncios importantes, a TGS costuma ter um foco maior em desenvolvedoras e games japoneses. O Resident Evil Database esteve como imprensa, presencialmente, na edição de 2023, e registrou diversos momentos em seu Instagram.

Já no fim do ano, em Dezembro, Geoff Keighley (sim, ele está em todas!) encabeça e apresenta o The Game Awards. Muitos gamers consideram este evento como “o Oscar dos games”, mas muitas desenvolvedoras aproveitam o momento de grande visibilidade para revelar novos jogos. Nos últimos anos, muitos astros de Hollywood passaram pelo palco do The Game Awards, entre eles, Al Pacino.

Além destes eventos fixos, muitas desenvolvedoras costumam fazer apresentações em datas especiais. A Capcom, por exemplo, já realizou alguns eventos especiais de Resident Evil, com o nome de Resident Evil Showcase, por exemplo.

A Nintendo realiza com frequência a sua Nintendo Direct e a sua Indie Direct. A Sony também aderiu à tendência dos eventos online, com o State Of Play e o anual Playstation Showcase.


Coberturas de Eventos do Database

O Resident Evil Database realiza coberturas dos eventos com bastante frequência. Então, para acompanhar conosco, siga-nos nas nossas redes sociais. Aproveite também para se inscrever em nosso canal no YouTube e ativar as notificações.

COMPARTILHAR