Com a promessa de recriar o primeiro Resident Evil da série, lançado em 1996, Resident Evil Remake foi fruto de um contrato de exclusividade entre a Capcom e a Nintendo. O objetivo era que o game fosse lançado unicamente no seu console, o Gamecube, cujo potencial atendia às necessidades criativas de Shinji Mikami, o mentor e principal desenvolvedor da série. O lançamento cumpriu o prometido com louvor, trazendo aos fãs um dos melhores jogos da série até hoje.
Mais uma vez, temos os agentes Chris Redfield e Jill Valentine explorando a misteriosa mansão Spencer no meio da floresta de Raccoon City. A trama essencial do jogo original se mantém, com os S.T.A.R.S. sendo mandados à região para investigar os assassinatos bizarros que vêm assolando a cidade. Contudo, a mansão que já era imensa ficou ainda maior e mais assustadora, mais perigosa e mais cheia de segredos.
Desta vez, além de descobrir toda a verdade sobre a corporação Umbrella e suas condutas ilegais usando o local como fachada, descobre-se que aquela mansão não tem apenas um presente obscuro, mas um passado extremamente perturbador. Inclusive, uma parte deste passado continua perambulando por seus corredores sombrios.
O título oficial do jogo é, assim como o primeiro, apenas Resident Evil. Contudo, os fãs atribuem a ele os subtítulos Remake ou Rebirth para diferenciar o clássico de sua recriação.
Datas de Lançamento:
- Resident Evil – Gamecube: 2002 (US e JP)
- Resident Evil Archives – Wii: 2008 (JP) / 2009 (US)
- Biohazard (HD Remaster) – Playstation 3: 2014 (JP)
- Resident Evil (HD Remaster) – PS3, PS4, Xbox360, X1, PC: 2015 (US e JP)
- Resident Evil Origins Collection – PS4, Xbox One: 2016 (US)
- Resident Evil – Nintendo Switch: Maio/2019 (US/JP)