Novos modos foram adicionados neste Remake de Resident Evil, de modo a aumentar o desafio aos jogadores e o fator replay do game. Ao conclui-los, você desbloqueia novas roupas e, ao terminar todos, você ganha uma mensagem especial do diretor, Shinji Mikami, além de imagens conceituais de roupas e armas descartadas da versão final do jogo.
Modo “Real Survival”:
Este modo é bem semelhante ao modo de game normal, mas o que o diferencia é o fato de que os itens deixados em um determinado baú permanecem ali, e você não poderá acessá-lo em quaisquer outros baús espalhados por toda a mansão, o que dá um ar muito mais realista ao game, mas que complica a vida de quem joga. Isso fará com que o jogador precise criar estratégias e pontos-chave para deixar seus itens, e deverá sempre se lembrar em quais baús os itens foram deixados.
O ideal é marcar um determinado baú em cada região da mansão (Mansão, Guardhouse etc.) e deixar os principais itens lá, de preferência em lugares de fácil acesso de uma área para a outra.
Modo “Invisible Enemy”:
Como o próprio nome sugere, “Inimigo Invisível”, neste modo de game todos os inimigos estão invisíveis, desde os zumbis até os chefes, e não há mira automática, já que o personagem não pode ver o inimigo, portanto a sua dificuldade é bastante elevada. Algumas dicas são fundamentais para ter sucesso neste modo, e a principal delas é a de que, ao ter jogado o game normal algumas vezes para poder habilitar este modo, você provavelmente já decorou os locais e posições onde os inimigos são encontrados.
Aproveite-se de sua memória fotográfica para aumentar suas chances de sobrevivência. Tente não se guiar pelo som, pois a margem de enganos pode ser grande. Use e abuse de espelhos no game, pois apesar de serem invisíveis, eles aparecem nos espelhos, o que pode poupar a sua paciência e sua energia. O mais importante, no entanto, é fazer uso de sua memória fotográfica, tentando se lembrar de onde estavam os inimigos no jogo normal.
Modo “One Dangerous Zombie” (Once Again…):
A tradução do título desde modo é “Um Zumbi Perigoso”, e o zumbi a que o jogo se refere é o membro do Bravo Team, Forest Speyer, morto pelos corvos. Depois de se transformar em zumbi, Forest fica perambulando pela mansão, com muitas bombas penduradas em seu corpo. Diferentemente dos outros zumbis, ele rápido como um Crimson Head, e aparece em diversos lugares da mansão. Estando com muitas bombas penduradas pelo seu corpo, você não pode atirar nele, ou a mansão vai pelos ares e a sua recompensa é uma tela de Game Over.
Nem faca, nem itens de defesa, nada pode ser usado contra ele. A saída é apenas evitá-lo o máximo possível e ser rápido em cada uma das salas em que entrar e ele estiver. A maneira de identificar sua presença nas salas é o som das bombas balançando, além dos passos mais acelerados.