Shinji Mikami e Hideo Kojima, respectivamente criadores de Metal Gear e Resident Evil, falaram com a revista japonesa HyperPS para discutir seus futuros planos. Considerando que as versões demo jogáveis de ambos games foram lançadas no Japão, ambos Kojima-san e Mikami-san foram questionados para comentar cada um dos seus projetos.
HyperPS: Demos de Metal Gear Solid 2 e Devil May Cry foram lançados. O que vocês acham dos projetos de cada um?
Kojima-san: Devil May Cry é muito mais um game de ação do que Biohazard. Eu acho que será muito popular fora do Japão.
Mikami-san: Oh, então este é outro game feito para estrangeiros, huh?! [risos]
Kojima-san: Bem, eu estava pensando em como você combinou armas de estilos diferentes, como espadas e armas de fogo, no mesmo game.
HyperPS: O que vocês acham da apresentação desses games?
Kojima-san: O personagem principal seria David Bowie?
Mikami-san: [risos] O game era originalmente para ser um título Biohazard, mas decidimos mudar o design e o sistema de jogo e, eventualmente, mudá-lo completamente.
Kojima-san: O design do game não é uma ciência exata, então dá pra entender que o desenvolvimento provém de ideias e conceitos. Disso, você pode brincar com a específica jogabilidade e com os elementos que fazem o jogo interessante. Fazendo isso, o game continuará a desenvolver.
Mikami-san: Sim, mas nosso diretor Mr. Kamiya é o tipo de pessoa que irá incluir qualquer e todas idéias. Então ele quem sabe como o game vai ficar. [risos]
HyperPS: Então quer dizer que vocês estão dando atenção particular para os detalhes de fundo em Devil May Cry?
Mikami-san: Recentemente, um dos nossos designers ficou acordado a noite inteira jogando Metal Gear Solid 2 Demo no modo “Hard”. Ele acha que o plano de fundo em Devil May Cry está muito bom, mas sugeriu que tentássemos um estrutura mais parecida com a de MGS2. Nós não cedemos às suas sugestões. [risos]
HyperPS: Mr. Mikami, qual sua impressão no demo de Metal Gear Solid 2?
Mikami-san: O original era bom, mas a seqüência parece incrível. As cenas e o trabalho de câmera estão muito bem feitos, mas o uso de diferentes pontos de vista balança tudo. Eu fiquei, sinceramente, impressionado, assim como nossa equipe.
Kojima-san: Verdade? Bem, esperançosamente ele venderá mais do que Biohazard e Onimusha. [risos]
Mikami-san: A versão demo já é muito popular, então eu não acho que você tenha que se preocupar. [risos] Talvez, desta vez vocês vendam um milhão de cópias aqui no Japão. Eu, quase sempre, conduzo inspeções da nossa equipe e pergunto para eles qual games eles planejam comprar. Baseado nesses resultados, eu posso dizer quanto um game venderá. Baseado no número de pessoas que planejam comprar MGS2 só na Capcom, eu me surpreenderia se não vendesse um milhão de cópias.
Kojima-san: Isto é muito estimulante. vamos esperar que os jogadores concordem com você.
HyperPS: Metal Gear Solid 2 e Devil May Cry estão, ambos, recebendo elogios como games de ação. Vocês tem quaisquer preferências quando se fala de títulos de ação?
Mikami-san: Acho que a série Metal Gear tem um conceito forte, balanço e grande ação.
Kojima-san: Objetivamente falando, é difícil fazer um game de ação que seja estiloso e atraente.
Mikami-san: O jeito de ação de Metal Gear é muito atraente. Assim como a ação em Devil May Cry, onde o protagonista é muito forte e legal.
Kojima-san: A ação em Metal Gear nem sempre está bem situada.
Mikami-san: Bem, isto não é nada bom. [risos]
Kojima-san: Agora estamos tendo problemas com onde colocar as mãos de Snake quando ele está fazendo uma ação, mas sem estar segurando alguma coisa. Se ele estiver segurando uma arma, não há problema, porque ele apenas continua segurando.
Mikami-san: Quando você fez os filmes, você o filmou segurando uma arma, certo?
Kojima-san: Sim, mas dependendo da ação do jogador, ele não está sempre segurando.
Mikami-san: Isso pode ser um problema — temos problemas parecidos quando produzimos o Biohazard.
Kojima-san: Se torna ainda pior quando Snake encontra um inimigo. Parece que ele está tentando deixar seus dedos no corpo dos caras do mal. Não é como ele é, um cara das Forças Especiais, também.
Mikami-san: Parece bem ruim.
Kojima-san: Por dar aos jogadores muita liberdade, criamos problemas para direcionar a ação.
Mikami-san: Numa observação diferente, eu acho que você é bom ao misturar elementos de humor e drama nos seus games. É como um diretor de filme de horror construindo tensão durante uma cena de banho. Nós [Capcom] não somos muito bons nisso.
Kojima-san: Você fez um bom trabalho em Biohazard e Onimusha.
Mikami-san: Isto porque o problema do assunto é muito complexo. [risos] Talvez eles não sejam tão complexos o bastante, no entanto eles tratam de temas do tipo apocalípticos. Às vezes, eu acho que eles poderiam ser mais assustadores.
Kojima-san: Com Metal Gear Solid, muitas pessoas nos criticaram por incluirmos o personagem Psycho Mantis. Se nós o tivéssemos retirado, aconteceria o mesmo. Por causa de coisas assim, eu nunca farei um real game de sucesso. [risos]
Mikami-san: Eu não gostaria que você mudasse. Enquanto trabalho com Biohazard, algumas pessoas da equipe se queixam de que um inimigo era muito difícil, e sugerem que mudemos as coisas. Mas isso não é sobre Biohazard. [risos]
HyperPS: Que coisas vocês gostariam de tentar no PlayStation 2?
Mikami-san: Eu espero que Devil May Cry se torne uma série longa no PlayStation 2. Se eu tiver que trabalhar em outro título, eu vou querer os mapas de designs para ser realista, mas ia querer os gráficos completamente originais. Estou interessado em fazer algo simbólico.
Kojima-san: Eu quero fazer o próximo Biohazard.
[Todos riem]
Mikami-san: Você quer trabalhar no Biohazard 5?
Kojima-san: Claro, eu amo zumbis.
HyperPS: Se você tivesse oportunidade, Sr. Kojima, o que você faria?
Kojima-san: Faria parecer um filme de Romero, com pessoas sendo comidas, e que você pudesse se transformar num zumbi.
Mikami-san: Nós queríamos fazer isso desde o original, mas o controle era muito difícil.
Kojima-san: Por exemplo, digamos que um zumbi aparece num vilarejo com 500 pessoas, nosso herói vai para salvá-los. Você teria que encontrar as pessoas que não se transformaram em zumbis ainda e salvá-los, seria divertido.
Mikami-san: Você poderia fazer isso num game em rede. Quanto mais usuários jogando, mais zumbis apareceriam, e o game ia ficando progressivamente mais difícil.
HyperPS: Da perspectiva de um jogador, esta é uma coisa que eu realmente gostaria de ver.
Kojima-san: Você poderia sempre colocar uma versão demo dos meus últimos games em algum próximo capítulo de Onimusha e Biohazard.
Mikami-san: Sim, claro. [risos] Neste caso, nós pediríamos para que Metal Gear Solid fosse lançado pela Capcom. Caco contrário, como poderíamos fazer isso? [risos]
Kojima-san: Bem, Metal Gear Solid 2 chegará as prateleiras em breve.
Mikami-san: Nós [Capcom] temos um monte de planos a fazer para um contra-ataque. [risos]
Fonte: Core Magazine