Tradução | Entrevista com Hiroyuki Kobayashi sobre Resident Evil 4 (IGN)

0
Resident Evil 4

Tradução de entrevista com o produtor Hiroyuki Kobayashi sobre Resident Evil 4, realizada em 2004 pelo site IGN.

Resident Evil é uma das franquias raras de games de horror que consistentemente se mantém em alto nível – jogabilidade poderosa, ótimo design de produção, trama, personagens que despertam a vontade de comer as unhas de tanta ansiedade, coisa que adoramos. Como esses elementos serão realçados em Resident Evil 4?
Kobayashi: Desde a abertura até trama, mesmo os zumbis, foram redesenhados para uma experiência totalmente nova em Resident Evil.

Quais são as mudanças mais significantes que poderemos ver? Como o Nintendo Gamecube influenciou o design?
Kobayashi: O Nintendo GC nos ajudou a alcançar o alto nível gráfico que queríamos. O mecanismo do jogo foi criado especialmente para o GC, da cabeça aos pés, e, julgando pelos resultados, os gráficos ficaram ótimos.

Leon pode mirar em partes específicas do corpo no jogo. Isso é ótimo. O que deu em vocês para dinamizar assim este novo jogo?
Kobayashi: Leon realmente evoluiu e agora pode fazer muitas coisas. Quanto melhor atirador ele se tornar, mais óbvio seria para que ele “mirasse” em pontos-chave dos inimigos. Também muda o estilo de combate de RE, dando-lhe uma sensação mais moderna.

Que pontos legais você pode citar sobre os controles?
Kobayashi: Os controles são típicos do estilo RE, exceto que agora a câmera mudou para uma perspectiva semi-primeira pessoa, o que faz o controle ser melhor.

Qual vai ser o papel da Umbrella na trama?
Kobayashi: A Umbrella não é o verdadeiro foco da trama. Para RE4, o principal objetivo de Leon é salvar a filha do presidente.

Os inimigos crescem terrível e astuciosamente, desde o começo da série, e os de RE4 certamente parecem alimentar essa tradição. No entanto, parece que o que realmente vai preocupar Leon são aqueles aldeões malucos. Podemos esperar por monstros mais espertos e malvados em RE4?
Kobayashi: Os inimigos de RE4 não são de zumbis mesmo, então tivemos que recriá-los completamente. O plano de fundo deles, a IA [Inteligência Artificial] e as percepções desses novos inimigos são “originais”.

Se você pudesse descrever a jogabilidade de Resident Evil 4 em uma única frase, como seria?
Kobayashi: Um jogo onde você vai se divertir, se assustando com com sua capacidade, e ainda podendo revidar.

O Japão está sendo visto como um tremendo renascimento nos filmes e games de terror. Filmes como “The Ring” [O Chamado] e Dark Water [algo como “Água Escura”] e games como “Siren”, “Fatal Frame” e, é claro, “Resident Evil”. Este renovado interesse está se espalhando como fogo também no Ocidente. O que você atribui a esse renascimento? Você acha que os humanos tem um desejo interno de se assustar?
Kobayashi: É da natureza humana querer emoção, e se assustar é uma das chaves no nível emocional das pessoas. Montanhas-russas, casas mal-assombradas, fast-foods americanos… Tudo isso existe porque gostamos de nos assustar!

Um famoso autor definiu o terror como “O medo de uma morte impura”. Você acha que está definição está correta? O que você acredita que faz um terror perfeito?
Kobayashi: Acho que ficar ansioso e “saltar pra fora da pele” são coisas que fazem um bom terror.

Há uma velha frase que diz: “Morrer é fácil, rir é difícil”. Outros iriam dizer que criar um terror de verdade que não se parodia é ainda mais difícil. Deve ser um baita desafio para o Sr. Mikami desenvolver Resident Evils que superem os seus antecessores. Como você descreveria seu processo criativo? Como ele consegue isso?
Kobayashi: Na minha honesta opinião, você nunca consegue ter uma ideia completamente original. Séries de horror (tanto filmes como games) ficam velhos muito rápido. Mas nunca vimos RE como uma série só de terror. RE sempre foi mais trama do que qualquer outra coisa, e essa é a razão que nos fez seguir uma direção mais voltada para a ação.

Que tipo de passatempos e livros de terror você o Sr. Mikami gostam? Isso inspirou o design de Resident Evil 4?
Kobayashi: Eu gosto de filmes de “terror adolescente”, como “Eu Sei o Que Vocês Fizeram no Verão Passado” e “Pânico”. Sabe, os típicos filmes de terror de sempre. Estou ansioso por “Madrugada dos Mortos” [os filmes sempre demoram mais para serem lançados no Japão].

O que te faz dormir de luz acesa?
Kobayashi: Admito que já tive medo até da minha própria sombra em alguns momentos, muitas coisas me assustam.

COMPARTILHAR