Personagens | Morgan Lansdale

Morgan Lansdale

Ano de nascimento: Desconhecido.
Tipo sanguíneo: Desconhecido.
Altura: Desconhecido.
Peso: Desconhecido.

Aparições (Menções) em títulos da série:


Biografia e Participação na Série:

Morgan Lansdale foi o líder da primeira organização anti-bioterrorismo criada pelo governo americano, a FBC (Comissão Federal contra o Bioterrorismo). Anteriormente, no passado, ele serviu o exército ao lado de Clive R. O’Brian, que futuramente seria um dos fundadores (Onze Originais) da BSAA.

Em 2004, aconteceu o incidente que recebeu o título de “Pânico em Terragrigia” no Mar Mediterrâneo, onde armas biológicas dominaram a moderna cidade artificial. O grupo extremista Il Veltro, liderado por Jack Norman, assumiu a autoria do ataque. Para lidar com a ameaça, a ideia sugerida por Lansdale era o uso do satélite Regia Solis, a fonte de energia da cidade através da captação de energia solar. Neste caso, o satélite seria usado como uma arma, praticamente “queimando” a cidade com a força da captação da energia solar, já que Terragrigia era repleta de painéis solares.

O então diretor da BSAA, O’Brian, era terminantemente contra a ideia de Lansdale, por sua natureza drástica. No entanto, a força da BSAA diante do poder da FBC, como agência governamental, era muito maior. Naquele momento, a BSAA era uma agência civil, cuja atuação se resumia somente a situações de suporte e consultoria. Sendo assim, a FBC utilizou o Regia Solis para destruir a cidade e, consequentemente, as inúmeras armas biológicas que lá estavam.

O que ninguém sabia era que Lansdale tinha, na verdade, estava secretamente agindo junto com a Il Veltro para fazer o ataque a Terragrigia acontecer. Foi ele quem lhes forneceu as amostras do vírus T-Abyss para o atentado. A influência da FBC crescia para além dos Estados Unidos, e, portanto, o seu único objetivo era o aumento da influência e dos fundos destinados à FBC, junto também de sua posição como líder. Falando de forma simples, era preciso que sempre houvessem ameaças a serem combatidas, o que garantiria a manutenção e posição da FBC no mundo.

Após o ataque a Terragrigia, a Veltro passou a usar cruzeiros de luxo, dos quais ninguém desconfiaria, como base para suas pesquisas com o T-Abyss e suas bioarmas. Estes navios eram os gêmeos Queen Zenobia, Queen Semiramis e Queen Dido. Morgan ainda manteve contato com o líder da Veltro, Jack Norman, a fim de oferecer o suporte necessário para a criação de uma vacina para o T-Abyss. Afinal, o mundo demandava dele uma resposta para o caso de um novo ataque com o vírus. Eis que, pouco depois, Morgan atacou a Veltro, usando o T-Abyss contra eles mesmos. Inúmeros morreram, outros se infectaram e se transformaram em criaturas abjetas. Agora, a Il Veltro estava fora do caminho, e Morgan sairia como um herói salvador, com a vacina do T-Abyss em mãos.

Na direção da BSAA, O’Brian seguiu desconfiando das intenções de Morgan. Ele nunca engoliu o uso do Regia Solis como medida drástica para lidar com a ameaça em Terragrigia. Em algum momento, ele foi procurado por um dos membros da FBC, Raymond Vester, para e juntos eles decidiram desmarcarar Lansdale. O plano era ousado, e envolveria o “uso” de membros da BSAA para que desse certo.

A primeira parte do plano era enviar Chris Redfield e Jessica Sherawat para o aeroporto Valkoinen Mökki, em áreas gélidas da Europa, onde uma suposta base de operações da Veltro estaria funcionando. A segunda parte do plano seria enviar Jill Valentine e Parker Luciani a um “navio a deriva” no Mar Mediterrâneo, no caso, o Queen Zenobia. Jill e Parker deveriam ir atrás de Chris e Jessica, que, de acordo com O’Brian, haviam desaparecido durante uma operação, e suas últimas coordenadas davam neste navio.

Morgan morde tão forte a isca do plano de O’Brian e Raymond que também envia agentes seus, Raymond e Rachael Foley, ao Zenobia. Após eliminar as armas biológicas e investigar o retorno da Veltro, os agentes destruiriam o navio e eliminariam quaisquer provas que o ligasse aos terroristas. Além disso, com o crescente aumento do poder da BSAA, Morgan infiltrou um agente seu na organização. Tratava-se, neste caso, de Jessica, ex-FBC, que entraria em ação caso Raymond e Rachael falhassem em seus objetivos.

Com planos A e B, Morgan acreditava que estaria sempre um passo a frente. Seu erro, contudo, foi subestimar Raymond. Ele jamais suspeitaria que o novato que agira um ano atrás em Terragrigia estava secretamente aliado a O’Brian.

Eventualmente, os agentes da BSAA se encontram no Queen Zenobia e descobrem tudo sobre as pesquisas da Veltro com o vírus T-Abyss, além da relação deles com Lansdale. Quanto mais a investigação da BSAA avançava, mais Lansdale encontrava alternativas para eliminá-los, inclusive fazendo uso novamente do Regia Solis para destruir o Zenobia e os agentes que lá estavam. Vendo seus companheiros em perigo, O’Brian percebeu o quão arriscado era o seu plano. Mas agora era tarde, e ele precisava ir até o fim.

Ao descobrir o plano de O’Brian, a cartada final de Morgan é tentar incriminá-lo por colaboração com a Veltro, fazendo dele um bode expiatório para o ataque a Terragrigia. Porém, Chris e Jill, a bordo do Queen Dido, conseguem as provas necessárias para libertar O’Brian e incriminar Lansdale, já que o líder da Veltro mantinha gravações de conversas com o diretor da FBC e da entrega das amostras do vírus ao grupo.

Pouco antes de sair preso do QG de operações da BSAA, Lansdale garante a O’Brian que tudo aquilo não estava terminado. Morgan está preso, desde então, e a FBC foi encerrada. Seus fundos, assim como a sua autoridade, foram transferidas para a BSAA, que passaria a agir mundialmente sob a jurisdição da ONU.

O plano de Morgan era tão poderoso que deixaria “sementes”. Neil Fisher, membro da Terra Save, era um admirador ferrenho de suas ideias, e achava que o poder da FBC era essencial para o mundo. Assim, em 2011, ele decidiu se unir a Alex Wesker nas pesquisas do vírus T-Phobos. Neil acreditava que um grande novo atentado bioterrorista poderia trazer a FBC de volta às atividades. Entretanto, Neil acabou sendo traído por Alex, e pouco depois se transformou em uma horrenda criatura diante dos olhos das também agentes da Terra Save, Claire Redfield e Moira Burton.