O Hunter α (Hunter Alpha) é uma arma biológica criada pela Umbrella. Seu primeiro modelo, o codinome MA-121, foi projetado durante o segundo estágio de pesquisas com o T-Virus, a partir do ano de 1981, no Complexo de Pesquisas Arklay.
Ele foi originado a partir da combinação de um óvulo humano fertilizado com DNA reptiliano e a variante do T-Virus pesquisada no local. Sua característica mais marcante é a agilidade e insistência na hora de perseguir seu alvo. O nome “Caçador” (Hunter, em português) não veio por acaso, pois ele consegue compreender ordens simples e não desiste de sua presa até alcançá-la. Então, isto faz o que o torna uma das armas biológicas mais efetivas em batalha. O Hunter possui garras bastante afiadas, que podem arrancar facilmente a cabeça de um ser humano. Sua estrutura óssea e muscular permitem pulos rápidos e altos. Isto os ajuda a alcançar sua presa com ainda mais rapidez. Além disto, sua carcaça de réptil o torna mais resistente a tiros, então armas de pouco calibre se tornam obsoletas diante deles.
Em Resident Evil CODE: Veronica, há uma sub-espécie de Hunter, mais semelhante à versão Alpha, que é conhecida como “alterada” (π), também chamada de Hunter II, que responde a sistemas especiais de vigilância. Possui a capacidade de cumprir tarefas, o que fez com que a organização para a qual Albert Wesker estava trabalhando fizesse uso de poderosos sensores a laser, para uma resposta imediata dos Hunters espalhados pelo local. Assim que um alvo atravessasse o feixe de luz, a criatura mais próxima surgiria em instantes e o atacaria.
Outra subespécie do tipo mais básico são os que aparecem em Resident Evil Revelations, Hunters produzidos em massa e fornecidos à organização Il Veltro para o ataque terrorista em Terragrigia. Os terroristas liberam os Hunters na cidade artificial e eles começam a atacar violentamente a população local, espalhando morte e pânico. Apesar de serem semelhantes ao Hunter Alpha, eles parecem ser um pouco maiores. Mas o comportamento e as características são basicamente as mesmas.
Variantes subsequentes do Hunter:
- Hunter β (Beta); em Resident Evil 3: Nemesis.
- Hunter γ (Gamma); apresentada em Resident Evil 3: Nemesis.
- Sweeper (subespécie venenosa do Hunter π, ou Hunter II); apresentada em Resident Evil CODE: Veronica.
- Elite; apresentada em Resident Evil Dead Aim.
- Glimmer; apresentada em Resident Evil Dead Aim.
- Farfarello; apresentada em Resident Evil Revelations.
Estratégias:
Como se trata de uma criatura ágil, o ideal é equipar armas rápidas e fortes. Se possível, que pelo menos derrubem a criatura e não lhes dê tempo de contra-atacar. A Magnum, por tradição, é a arma ideal para matar Hunters. Porém, outras, como Bazooka, Grenade Launcher e até a Espingarda podem dar conta do serviço. Tudo depende da situação de combate: quanto mais Hunters te atacando, mais rápida e potente deve ser a arma.
Em Resident Evil CODE: Veronica, por exemplo, as Uzi são uma boa pedida contra os Hunters. Inclusive, pode-se até usá-las somente para eles no jogo todo, se você souber poupar sua munição. Contudo, é bom evitar o confronto, então, quando houver o sensor de movimento implantado pela organização de Wesker em alguma sala, procure desviar dele. Assim, você atrairá nenhum Hunter para onde está.
Em Resident Evil Revelations, algumas vezes e dependendo da arma usada, é possível paralisar o Hunter por alguns instantes. Isto que lhe permite carregar um golpe físico contra eles, que muitas vezes os elimina definitivamente. Para ter a chance disto acontecer, o ideal é que você atire nele durante o seu pulo, quando ele abrir a guarda. Mas cuidado ao aplicar o golpe se outros Hunters estiverem por perto, pois eles te atacarão e impedirão que você o conclua.