Em Resident Evil: Ilha da Morte (Resident Evil: Death Island), animação da franquia lançada em Julho de 2023, Jill Valentine e Leon S. Kennedy interagem em tela pela primeira vez. Os dois lutam lado a lado contra diversos Lickers e dividem a cena diversas vezes no filme, fazendo dos momentos “Jill e Leon” algumas cenas lendárias e que eram muito esperadas pelos fãs.
Aviso: este artigo contém SPOILERS da trama da animação Death Island.
Prossiga e leia por sua conta e risco.
- Análise SEM SPOILERS de Resident Evil: Death Island
- Confira também a analise COM SPOILERS da animação
Eles demonstram já se conhecer, quando se encontram pela primeira vez. Porém, nunca vimos nos games ou em outras animações os dois se encontrando e/ou se conhecendo. Ainda mais porque Jill estava sumida da franquia desde Resident Evil 5, cujos acontecimentos se passam em 2009. E é justo dizer que a principal função de “Death Island”, cujos eventos acontecem em 2015, é mostrar que Jill ainda está viva e, finalmente, trazê-la de volta à série.

Mas, então, de onde é que eles se conheciam? E como eles já haviam se visto? Em entrevista para o site japonês Denfami, o roteirista da animação disse o seguinte:
“O maior desafio em criar Death Island foi a relação entre Jill e Leon. Se fizêssemos parecer que os dois nunca haviam se encontrado antes, ficaria esquisito e nada natural. Eles, com certeza, sabem os nomes um do outro. [risos] No mínimo, era importante criar certa distância entre os dois, mesmo pelo menos sabendo os nomes um do outro. Eu queria que os fãs imaginassem o que havia acontecido entre os dois.”
Ainda assim, nós podemos pelo menos imaginar como aconteceu um primeiro encontro entre Jill e Leon. Existe um elo em comum entre eles: Chris Redfield. Em Resident Evil 6, cujos acontecimentos se passam em 2012 (flashbacks) e 2013, descobrimos que Leon e Chris se conheceram por intermédio de Claire Redfield, o elo em comum entre os dois.
A relação entre Leon e Chris é contada em um arquivo em Resident Evil 6.
Confira abaixo a tradução do arquivo completo (versão RE NET):
“Chris Redfield e Leon Kennedy trabalham para duas organizações diferentes, e não há motivo para interação entre eles. Mas eles compartilham uma ligação – a irmã de Chris, Claire.
Após o Incidente da Mansão em 1998, Chris partiu sozinho para a Europa, determinado a acabar com a Umbrella. Antes de partir, ele deixou de informar Claire sobre seu paradeiro, então ela foi a Raccoon para encontrá-lo. Lá, ela conheceu Leon, e juntos eles lutaram para fugir dos horrores de Raccoon. Por conseguinte, Claire se reencontrou com Chris na Ilha Rockfort. Ela ama e respeita seu irmão, e considera Leon um amigo de confiança.

Com Claire como contato em comum, seria apenas uma questão de tempo até os dois se conhecerem. Apesar das interações entre suas respectivas organizações serem altamente restritas, quando finalmente se encontraram, ambos conseguiram entender as profundas convicções um do outro, particularmente as que tinham relação com a erradicação de armas biológicas. A conversa que aconteceu entre os dois é confidencial. Contudo, Hunnigan escreveu os detalhes do encontro em um relatório que ela enviou a Adam Benford. Abaixo está um trecho deste relatório.
—
A associada da Terra Save, Claire Redfield, apresentou os dois e eles trocaram um firme aperto de mão, sorrindo. Era quase como se os dois fossem amigos que não se viam há 10 anos. Eles não falaram muita coisa e foi uma conversa rápida, mas acredito que chegaram a um entendimento dos problemas de cada um em suas batalhas contra o bioterrorismo.
Acredito que este encontro tenha sido um passo importante na quebra da barreira entre o governo dos EUA e a BSAA.”
Ou seja, não é difícil de imaginar que eventualmente, depois de conhecer Chris, Leon não fosse apresentado a Jill. Afinal, ela é uma das fundadoras da BSAA, fazendo parte do grupo de fundadores chamado de “Onze Originais”.
Fonte: Entrevista Denfami via CVXFreak
