Apesar de absurdas e bizarras, estas armaduras ambulantes têm uma razão para existir em Resident Evil 4. Elas aparecem somente no Castelo da Família Salazar, e estão sendo “habitadas” por parasitas Las Plagas que perderam seus hospedeiros humanos.
As armaduras conseguem se movimentar graças aos tentáculos das Plagas. Seu ponto fraco é o elmo, que pode ser arrancado, revelando o parasita e, assim, podendo ser eliminado, o que destrói a armadura por completo.
Estratégias:
Estas armaduras aparecem em dois momentos do jogo. O primeiro momento é quando Ashley Graham fica sozinha e precisa se reencontrar com Leon S. Kennedy para, juntos, prosseguirem por seu caminho. Elas ganham vida depois que Ashley pega uma das peças necessárias para abrir a porta no salão principal do castelo, mas, como Ashley não tem armas, a única coisa possível a se fazer é fugir.
Neste caso, você pode esperar na sala onde pegou a peça, esperar as quatro armaduras ganharem vida na outra sala e virem em sua direção, e quando elas estiverem próximas, você dá a volta por uma mesa no centro da sala, passando ileso. No caminho, ainda haverá armaduras estáticas, prontas para atacar, e a única coisa que você pode fazer é apertar botões de ação para esquivar.
O segundo momento em que as armaduras aparecem é quando se precisa obter um dos cálices necessários para abrir uma porta no castelo. Ao pegar o cálice, três armaduras surgirão. Utilize uma arma forte como espingarda ou rifle para destruir seus elmos. Quando as três estiverem com a Plaga, use uma granada de luz (Flash Grenade) para destruir as três de uma vez. Depois disto, surgirão mais três armaduras, cujo procedimento deve ser o mesmo.
Mantenha distância nas duas fases da batalha, já que elas podem te causar danos com suas espadas e, na primeira fase, a Plaga pode te atacar com sua lâmina, enquanto na segunda elas podem engolir a cabeça do personagem, matando instantaneamente.