A mariposa gigante (Giant Moth) que habita uma das salas no laboratório subterrâneo de Raccoon foi resultado de um experimento do T-Virus com insetos. No entanto, tendo sido mal sucedido, o crescimento da criatura foi totalmente desproporcional: seu corpo ampliado ficou pesado demais para suas asas, que quase não cresceram, e, portanto, a mariposa quase não consegue voar, a não ser por alguns poucos segundos e a poucos centímetros do chão. Seu veneno potente é o seu trunfo para capturar suas presas e poder se alimentar.
Sua prole, as lagartas que também habitam o laboratório, possuem alta taxa de T-Virus em seus organismos, além de terem herdado da mãe a capacidade de envenenar a sua presa, portanto, apesar de parecerem inofensivas, também podem causar estragos.
Uma mariposa gigante também apareceu na Ilha Sheena, durante o surto provocado deliberadamente por Vincent Goldman, provavelmente outro experimento da Umbrella, realizado no laboratório de produção em massa de armas biológicas.
Estratégias:
A mariposa gigante e suas filhotes estão presentes na sala onde se digita a senha GUEST no computador da Umbrella. Este computador é usado para liberar uma das salas trancadas eletronicamente no laboratório. Você pode simplesmente ignorar a mariposa e apenas matar as lagartinhas que estão em cima do teclado, digitar a senha e ir embora. Mas, caso deseje matá-la, basta se equipar de Shotgun ou Grenade Launcher. Apenas mantenha certa distância para não correr o risco de ser envenenado.
No cenário “Below Freezing Point” de Resident Evil Outbreak, a estratégia contra a mariposa gigante é a mesma: equipe-se com uma arma forte, e fique longe dela. Os personagens no Outbreak costumam ser mais lentos e menos resistentes, portanto, manter distância é primordial para não ser envenenado.
A mariposa (giant moth) de Resident Evil Survivor pode ser morta seguindo a mesma estratégia. Porém, na ausência de uma espingarda ou arma mais forte, atire sem parar com a pistola. Seja como for, apenas fique longe dela.