Em Resident Evil 7, além dos membros da Família Baker, outras ameaças rondam a propriedade e colocam os planos de Ethan Winters em risco: os mofados (em inglês, molded). Estas criaturas foram, um dia, pessoas comuns, que acabaram no lugar errado e na hora errada. Jack Baker e Lucas Baker recebiam ordens da arma biológica Eveline, para aumentar cada vez mais a sua “família”, e para isto, eles raptaram várias pessoas nos arredores de onde viviam, em Dulvey, na Louisiana. Os mofados, portanto, são pessoas que foram contaminadas a força por Eveline com o mofo (mutamiceto).
A forma mais comum são os mofados humanoide. Eles podem surgir a partir de formações de mofo em paredes e tetos. Apesar de algumas poucas diferenças de aparência entre eles, como braços com formações bizarras semelhantes a lâminas, todos eles possuem a mesma capacidade de sobreviver, mesmo após terem os membros superiores e inferiores destruídos. O ideal, para liquidá-los rapidamente, é destruir suas cabeças. A pistola e a espingarda são suas melhores amigas contra eles. Também é possível se esquivar deles em corredores um pouco mais amplos, às vezes vale mais a pena usar a defesa e tomar um dano mais leve do que lidar com eles, se estiver com pouca munição.
O mofado de quatro patas lembra bastante o Licker, uma mutação clássica da franquia Resident Evil, da “era Raccoon City”. Mas, apesar de sua rapidez e agilidade nos movimentos, eles são mais frágeis do que as demais variações e são liquidáveis mais rapidamente. Balas de espingarda dão conta destes mofados rapidamente, bastando um único disparo para eliminar um deles.
O mofado obeso é uma variante mais resistente do que as citadas anteriormente. Além de ser necessário o uso de armamento mais forte contra ele, eles vomitam uma substância corrosiva sempre que sofrem dano. Isto o torna letais tanto em combate próximo quanto à distância. Uma boa tática contra eles, ainda mais ao se aproximar do final do jogo, é usar as minas explosivas ou os neuroprojéteis do lança-granadas, para deixá-los mais lentos.
Ainda há uma variação bastante proeminente na região das minas subterrâneas, onde ocorre o gameplay da DLC “Not a Hero”, protagonizada por Chris Redfield. Trata-se de um tipo de “mofado branco”, com alta capacidade regenerativa. Graças a um mofo esbranquiçado que recobre o seu corpo, ele não se afeta com disparos de quaisquer armas, não importa o quão forte ela seja. Neste caso, portanto, é necessário ter uma munição especial (anti-regenerativa) para derrotá-los. Assim como o mofado comum, este também tem a forma mais comum, humanoide. Também é possível encontrar uma quantidade bem mais limitada de uma variante maior, que é uma versão ainda mais forte e resistente.
E, por fim, porém não menos importantes, ainda nas minas subterrâneas, é possível encontrar mofados na forma de pequenas criaturinhas com aspecto aracnídeo. Elas nascem do espécime citado anteriormente, a variante maior do “mofado branco”. Estes “mofadinhos” compensam a sua estrutura pequena e frágil com ataques em bandos, que podem acabar sendo bem letais. Portanto, não as subestime e não tente “passar batido” por elas. O ideal, na maior parte do tempo, é realmente eliminar o bando todo para voltar a ter sossego.
Dá para “sair na mão” com os mofados? De acordo com Joe Baker, o irmão de Jack, sim. Você pode “cair na porrada” com os mofados na DLC “End of Zoe”, até porque Joe não usa armas, então a sua única forma de combate é o corpo-a-corpo. No entanto, é preciso saber a hora certa de atacar e a hora certa de se defender, já que se trata de um combate 100% próximo.