A Sanguessuga-Rainha (Queen Leech) era um espécime usado para a criação de um vírus originário do Progenitor, descoberto na África no fim da década de 70. Foi apenas em 1978 que o Dr. James Marcus, virologista responsável pelas pesquisas ao patógeno, chegou à estabilização e a uma variante, a qual chamou de T-Virus.
Em 1988, enquanto trabalhava como de costume, Marcus foi abordado por soldados da Umbrella e assassinado, a mando de Ozwell E. Spencer. Os responsáveis por comandar o ataque que levou Marcus à morte foram seus ex-discípulos, Albert Wesker e William Birkin, este último assumindo posteriormente a sua pesquisa do T-Virus.
No momento em que Marcus era alvejado por balas das metralhadoras dos soldados, a sanguessuga-rainha acabou indo parar dentro de seu organismo, ao escorregar da bancada de pesquisas e cair em sua boca. Com o seu DNA fundido com o vírus Progenitor, ela passou dez anos assimilando a estrutura genética de Marcus, assim como as suas memórias. E foi assim que Marcus pôde voltar à vida, controlando um exército de Sanguessugas (Leeches). Assumindo uma forma jovem de Marcus, ela iniciou um plano de vingança contra a Umbrella.
Sua transformação final ocorre diante dos olhos de Rebecca Chambers e Billy Coen. É quando ela assume a sua verdadeira forma para eliminar a dupla de uma vez por todas. No entanto, a poucos minutos da auto-detonação do complexo, acionada por William Birkin na tentativa de conter o vazamento do T-Virus provocado por Marcus, eles descobrem a fraqueza da Queen Leech: a luz do sol.
Estratégias:
Em Resident Evil Zero, a batalha contra a Queen Leech acontece em duas fases. Na primeira, em sua forma ainda “humanoide”, equipe-se de Magnum ou Grenade Launcher. Mantenha também certa distância de seu braço. De tempos em tempos, recue para não ser atingido por seus golpes. Fique de olho especialmente na energia de Rebecca, que é mais fraca e bem mais vulnerável.
Na segunda fase da batalha, Billy deve enfrentar sozinho a Queen Leech, enquanto Rebecca fica a cargo de girar as válvulas para abertura da comporta que iluminará o galpão e acabará com a criatura. É importantíssimo deixar os itens de cura e as armas com Billy, pois, se estiverem com Rebecca, ficarão inacessíveis! A limitação do inventário será um problema. Portanto, na tarefa de distrair a Queen, opte não por armas fortes, mas pela arma que mais tiver munição.
Não se esqueça de levar itens de cura também, pois ela possui ataques fortes, e alguns atingem mesmo à distância! Sua missão é não deixar a criatura se aproximar de Rebecca, portanto, atire nela sem parar. Aproxime-se e se afaste, de forma a atrair sua atenção. Quando Rebecca terminar de abrir as comportas, acontecerá a animação final, com a morte da Sanguessuga-Rainha, ao ser atingida em cheio pela luz do sol.
Em Umbrella Chronicles, não é muito diferente: na primeira parte, equipe-se com uma arma mais forte. E, na segunda, mesmo com a pistola, mantenha a cadência de tiros e fique de olho nos botões de ação para se esquivar de seus ataques. Descarregue primeiro as armas mais fortes, e depois parta para metralhadora. Se acabar a munição, fique na pistola mesmo! Na primeira jogada, sua segunda fase se mostrará bastante relutante em morrer, e a batalha poderá ser bem demorada, mas não desista!