As aranhas utilizadas como cobaias do T-Virus foram chamadas de Web Spinners (tradução: Fiandeiras de Teias). Sua principal característica é o imenso tamanho que atingiram, além de seu veneno contendo o T-Virus poder atingir grandes distâncias.
Apesar do apelido que receberam, elas cresceram tanto que perderam a capacidade de fiar teias para capturar suas presas. E agora, elas atacam diretamente, com a agressividade típica de infectados com o T-Virus, mas ainda podem se locomover por paredes e tetos.
É importante salientar que, assim como os Cerberus e os cães zumbis, há também dois tipos de aranhas que contém o T-Virus: as que foram propositalmente cobaias dos experimentos com o vírus e as que se contaminaram acidentalmente, tanto durante o acidente nos laboratórios da mansão quanto no vazamento viral em Raccoon.
Há uma espécie alternativa da Web Spinner, que recebeu o nome de Black Tiger (tradução: Tigre Negro). Seu crescimento e sua agressividade se potencializaram por mutações causadas pelo T-Virus, e por isso ganharam este nome especial. Ao contrário da Web Spinner, a Black Tiger recuperou a capacidade de fiar teias. Elas podem ser facilmente encontradas na área subterrânea da mansão.
Uma terceira categoria de aranhas se encontra também na Ilha Rockfort e no Complexo de Pesquisas da Antártida. Conhecidas simplesmente como Giant Spiders (tradução: Aranhas Gigantes), elas são de cor esverdeada e possuem um corpo mais fino e sem pêlos. Não se engane, porém, com sua aparência mais frágil: elas possuem um potente veneno e agarram suas presas com as patas, sugando-lhes o sangue. Alexia Ashford, hospedeira do vírus T-Veronica, tem o poder de controlar a maior delas.
Estratégias:
Com as Web Spinners e Aranhas Gigantes, a principal estratégia é sempre a de ignorá-las e apenas correr, economizando munição e tempo. No entanto, em alguns momentos, acaba sendo necessário matá-las, e as melhores armas são sempre as explosivas. Bazucas e Grenade Launchers são as melhores opções. Evite muita proximidade e não fique face a face com elas, evitando, assim, de receber o seu potente veneno e ficar no status POISON (veneno).
Tome um maior cuidado com as Giant Spiders quanto à proximidade: o ataque de agarrar e sugar o sangue de suas vítimas pode tirar muita energia, então evite confronto com elas e, se for necessário, não hesite em matá-las. Estes dois tipos de aranhas têm uma característica em comum: todas elas, depois que morrem, soltam pequenas aranhinhas de seu interior; em vez de matá-las, apenas saia e entre novamente na sala.
A Black Tiger exige maior atenção do que as demais aranhas: ela é um dos principais inimigos do jogo, e um dos mais fortes também. Seu veneno é bem mais potente e ela é muito maior e mais rápida do que todas as outras aranhas encontradas no jogo. No Remake, ficou mais fácil enfrentá-la, talvez até pela jogabilidade menos comprometida pelas limitações gráficas, mas, no Resident Evil clássico, especialmente sem a mira automática, fica bem mais complicado enfrentá-la. Faça o possível para atacá-la pelas laterais, e nunca de frente. Mantenha sempre distância e carregue uma boa quantidade de ervas e sprays no inventário. Não deixe de observar seu status sempre que sofrer um ataque.
A maior das Giant Spiders no complexo da Antártida, em Resident Evil CODE: Veronica, pode ser facilmente ignorada. Contudo, se desejar matá-la, a mesma tática das Web Spinners deve ser aplicada a ela.