Tradução de entrevista com o produtor Hiroyuki Kobayashi sobre Resident Evil 4, realizada em 2004 pelo site Total Video Games (TVG).
TVG: Qual foi a sua visão para RE4?
Na essência, criamos um novo tipo de experiência para Resident Evil, uma que seja mais tensa e adicione um senso de harmonia maior.
TVG: Se você tivesse que apontar a maior mudança em RE4, qual seria?
Bem, seria o fato de que não há zumbis no game, e a nova câmera que estamos utilizando.
TVG: Nos jogos anteriores, os zumbis eram bem sonsos, mas agora vocês os deram uma Inteligência Artificial. Que tipo de reações eles terão e o que os zumbis “mais espertos” farão?
Como eu disse, os inimigos não serão zumbis como os dos games anteriores, mas algo totalmente diferente. Os Infectados, como os chamamos, realmente agirão mais inteligentemente do que os zumbis a qual estávamos acostumados. Por exemplo, eles vão agir juntos e cercar o Leon, e se protegerem para não serem atingidos pelos ataques do Leon. Além disso, ao contrário dos zumbis, eles sabem usar armas, incluindo foices, machados e, é claro, motosserras!
TVG: Agora há mais pontos de mira nos personagens. Quantos terão e haverá diferentes reações ao ser atingido em diferentes partes do corpo?
Sim, dependendo do lugar onde foram atingidos, a reação vai ser diferente. Atire na perna e você o verá mancando, ou o inimigo cairá no chão.
TVG: Conte-nos algo do jogo que trará até um sorriso em nossos rostos.
Apesar de muitos elementos terem mudado em RE4, há algumas coisas-chave que os fãs da série exigem e outras que querem manter; chocar o jogador é o que queremos.
Quando o jogador encontrar o inimigo equipado com a motosserra pela primeira vez, garanto que os jogadores não ficar chocados e ainda mais se o inimigo os acertar – certamente, isso é uma coisa que nos faz sorrir.
TVG: Foi mencionado que a mira terá mais liberdade do que nos outros jogos da série; isso também será empregado aos movimentos do personagem, ou RE4 incorpora o mesmo sistema de controle dos antigos jogos?
Os controles que alguns amam (e outros odeiam) não mudaram tanto. No entanto, com as novas câmeras que implementamos, os controles foram adaptados.
TVG: O visual parece ter mudado significantemente dos azuis saturados, quando o game foi anunciado pela primeira vez, para um “marrom” no estilo “Massacre da Serra Elétrica”; isso simplesmente representa uma mudança nos locais do jogo ou o jogo mudou drasticamente desde seu anúncio?
O jogo mudou bastante desde as primeiras imagens lançadas. Mas eu estou muito seguro de que todas essas mudanças foram para melhor.
TVG: Resident Evil continuará exclusivo para a Nintendo, depois de RE4?
Já que essa não é uma decisão minha, lamento não poder responder essa pergunta.