Tradução de matéria/entrevista com Jun Takeuchi sobre Resident Evil 5, concedida à revista japonesa Famitsu, publicada em Julho de 2007. Infelizmente, não encontramos a fonte original da tradução japonês-inglês deste conteúdo.
Página 1
Já faz dois anos desde que tivemos uma última notícia de atualização de Bio5. Notícias de Biohazard 5, o mais recente título na série responsável por ganhar o termo “horror de sobrevivência”, foram reveladas.
O personagem principal do título é Chris Redfield, que também é o protagonista no primeiro jogo. Ele também fez uma aparição em CODE: Veronica, no qual viaja para salvar sua irmã mais nova, e é considerado o “personagem principal” da série.
O que ele vai enfrentar no “5” é um grupo enlouquecido de pessoas em uma zona deserta. Agora mesmo, vamos mostrar o que Jun Takeuchi tem a dizer sobre o jogo, assim como as mensagens dos episódios anteriores. Isto é o que o mundo está esperando.
Página 2
O “5” fala sobre guerra. A área parece estar em uma disputa racial, e é um local bizarro sem justiça ou mal.
Os S.T.A.R.S. não existem mais, mas por alguma razão Chris ainda se envolve no incidente. Há um símbolo da “BSAA” em seu ombro, se você for observador o bastante.
Takeuchi afirmou que “Algo ocorreu, e a organização o mandou para lá”.
O inimigo não é zumbi e nem ganado. Takeuchi os descreve como “meio humanos com inteligência”.
Nas cenas, podemos ver uma quantidade maciça de inimigos na tela. Em comparação com o “4”, os inimigos se comportam semelhantemente aos ganados da vila.
Pelo que Chris está lutando? Na verdade, estas cenas foram mostradas no evento da E3. No trailer, Chris murmura para si mesmo “pelo que estou lutando?”. Talvez seu pensamento interno seja uma das coisas que o jogo irá apresentar.
Página 3
A estrutura do jogo parece semelhante a do “4”, onde o personagem do jogo fica posicionado no canto esquerdo inferior quando está mirando. No entanto, Jun Takeuchi afirma que há uma “arma secreta” (ou talvez seja apenas uma expressão, não literalmente uma arma) no início do 5. Ele falou da evolução ao que é esperado de um jogo Biohazard, e que ele não está fazendo o jogo com o objetivo apenas de voltar às raízes nem consertar o que está errado. É uma evolução de verdade.
Página 4
Agora o que temos aqui é a entrevista seguinte ao que ouvimos de Jun Takeuchi dois anos atrás.
Além de perguntas sobre as imagens, a entrevista também conterá coisas como os pensamentos dos desenvolvedores, entre outras. Além disto, as imagens que acompanham esta entrevista foram tiradas do trailer da E3.
A versão em HD do trailer estará disponível em 27 de Julho pela Xbox Live e pela PSNetwork. O trailer é em tempo real.
Takeuchi: “Depois de 2 anos de silêncio, o anúncio das notícias nos surpreendeu quando estávamos falando sobre o que fazer para uma nova geração de jogos Biohazard, nós sempre olhamos para o “4” de Shinji Mikami. Este jogo é como o ponto máximo da série, parece uma parede tão alta que você acha totalmente impossível de passar por ela.
Quando pensamos em como “dar vida” ao “5”, percebemos que tínhamos que parar de ter a ideia de apenas seguir os passos dele. Neste caso, mesmo se usássemos o sistema de jogo do “4”, teríamos a dificuldade de adicionar novos elementos, e é com isto que passamos o maior tempo. Depois de jogar este jogo, eu acho que todos se sentirão como se tivessem acabado de terminar o “4” pela primeira vez de novo.”
– Chris foi escolhido para o jogo para tentar dar um fim à série?
Takeuchi: É mais como um resumo da vida de Chris nos últimos 10 anos, mais do que um encerramento. Conforme contamos o que ele andou fazendo, as coisas que não foram mostradas no “4” vão sendo reveladas. Acredito que, depois deste trailer, todos terão os pensamentos e sentimentos mesclados. No entanto, temos uma “arma secreta” muito importante no jogo.
– Arma secreta?
Sim. O sistema básico de jogo é quase idêntico ao do “4”. Mas haverá também um elemento importante de jogo que será adicionado no “5”.
– O conteúdo?
Não podemos revelar no momento, porque se revelarmos, não teremos nada para falar no ano que vem! (risos)
– Teremos que esperar até o ano que vem?
É claro que não terão que esperar outro ano para a próxima atualização de notícias (risos). De qualquer forma, por favor, apenas considere como um título que sucede o “4” no momento. No entanto, quando revelarmos o próximo trailer, talvez todos tenham uma impressão diferente. Vocês pensarão “Oh!? Este é um jogo Biohazard?”.
– Há um forte contraste nas imagens.
Apesar de uma oposição direta à “escuridão” mostrada nos Biohazards anteriores, se formos aumentá-la a certo nível, atingiremos o mesmo resultado. Por exemplo, Chris entra em um prédio sem porta. Como os arredores estão mais claros, o interior parecerá escuro. Ao entrar no prédio, seus olhos precisarão de ajuste.
– O jogo terá isto?
Sim. Similarmente, ao sair de uma sala escura para uma área clara, você não verá nada até seus olhos se acostumarem. Isto irradia uma sensação de “calor”, de “luz” às pessoas. Apesar de ser por um curto momento, esta é a parte irritante. A dificuldade de ver e mirar durante este momento será o novo medo de representar o elemento de “terror” do jogo.
– A mulher secreta que tem um grande papel.
Na verdade você só a verá no fim do trailer. Ela será o foco do nosso próximo trailer. Procure-a no meio do próximo trailer.
– Ela é de um jogo anterior?
Eu ando muito esquecido ultimamente. Não consigo lembrar, desculpe. (risos)
– Seu mentiroso! Ela vai ter um papel importante na história?
Sua existência, de todos os ângulos, é importante. É o que eu acho. Falando nisto, acho que fãs antigos da série já devem ter um bom palpite.
– Por exemplo, uma personagem que foi capturada, mas não foi resgatada ainda?
Ela parece ter passado por isso. (risos) Ela é na verdade o que fará os jogadores pensarem “Isto realmente é um jogo de Biohazard?” que eu disse anteriormente.
– Relacionada ao novo elemento do jogo, certo?
Ligada ao novo elemento do jogo e à história. Sem ela, será impossível discutir sobre o conteúdo do “5”.
– Qual é a data de lançamento do jogo?
Eu estava planejando colocar o ano de lançamento no fim do trailer, mas os últimos dois dígitos ficam mudando como uma lanterna em minha mente. Fica oscilando entre 08 e 09. Droga, teve uma vez que até pulou para o ‘10’. (risos)
– Então o mais cedo que veremos o jogo será em 2008?
2008 pode ser um pouco fora da realidade. 2010 será um palpite mais inteligente.
– Bem… Isto significa que coisas novas levam tempo para serem desenvolvidas, certo?
O desenvolvimento é muito lento, e esperamos que na próxima entrevista que fizermos, possamos falar mais sobre isto. Tomara que eu possa revelar a data de lançamento até lá.