Entrevista | Tsukasa Takenaka, produtor de Resident Evil 0 HD Remaster

0
Resident Evil Zero, Resident Evil 0 HD Remaster, RE Zero, RE0

Tsukasa Takenaka, o produtor da remasterização de Resident Evil Zero em HD (Resident Evil 0 HD Remaster), fala ao Resident Evil Database sobre os desafios encarados pela atual equipe de desenvolvimento para aprimorar o título. Além disso, Takenaka-san também responde a algumas perguntas sobre o protótipo de RE0 para o Nintendo 64. Confira o bate-papo completo logo abaixo.


Entrevista Traduzida:

Resident Evil Zero é uma verdadeira evolução em termos de jogabilidade, graças ao sistema de troca de personagens em tempo real. Qual foi o maior desafio da equipe de desenvolvimento ao criar este sistema na época do lançamento original?

Tsukasa TakenakaTsukasa Takenaka: Após o sucesso de Resident Evil, a franquia pavimentou o caminho ao definir o gênero de terror nos games. Contudo, a cada novo lançamento, nós ficávamos preocupados se a franquia ficaria inerentemente menos assustadora por causa da jogabilidade ser muito familiar ou previsível.

Para combater isto, quisemos inserir um elemento adicional de suspense em Resident Evil 0, além do medo que os jogadores sentiriam ao lutar contra os mortos vivos. Nós queríamos aproveitar o fato de que a história progrediria através de dois personagens, e ativamente criando situações que causariam uma forma diferente de medo e tensão. “Esta foi a escolha certa?” “Será que ele deveria ter ido sozinho?” “Posso realmente confiar no meu parceiro?” Estas são as perguntas que queríamos que os jogadores fizessem a eles mesmos, na esperança de oferecer um novo nível de terror.

Como isto levava mais para o terror psicológico do que para o terror fisiológico, foi um desafio ainda maior para nós incorporá-lo no jogo. Não podíamos utilizar nossas implementações comuns de design que são visualmente notáveis. Foi um grande desafio para nós criar situações diferentes que oferecessem algo novo e cheio de suspense, sem sair do foco e do ritmo normal do jogo.

Que tipo de novos conteúdos os jogadores poderão ver em Resident Evil 0 HD?

Nós criamos um novo modo que permite aos fãs jogarem com Wesker após terminarem o jogo pela primeira vez. Diferente do Wesker que aparece na história de Resident Evil 0, esta versão jogável dele é de Resident Evil 5, onde ele obteve o poder do vírus Uroboros. Os jogadores poderão explorar o mundo de Resident Evil 0 e derrotar inimigos usando seus poderes singulares e onipotentes, e ele vem acompanhado de uma versão mais sombria de Rebecca.

Resident Evil 0 HD Remaster
O novo “Modo Wesker” será um conteúdo bônus em Resident Evil 0 HD Remaster.

Você pode nos contar sobre o processo de conversão e remasterização? Que tipo de desafios a nova equipe de desenvolvimento está enfrentando para remasterizar Resident Evil Zero em HD e por quê?

Muitas remasterizações em HD geralmente utilizam ferramentas para ampliar as texturas e adicionar detalhes adicionais a elas. Porém, no caso de Resident Evil 0, como tínhamos quase todos os dados de modelos e texturas, conseguimos re-renderizar tudo de novo. Isto nos permitiu criar visuais ainda melhores.

Fazendo uma analogia, se fosse um anime, em vez de esticar o filme e fazer mudanças, nós estamos indo a cada célula da animação e a melhorando com a última tecnologia. Ao aplicar este método, conseguimos prestar atenção a detalhes extras. Por exemplo, podemos fazer modificações no logo de um trem escondido no plano de fundo. É um método muito efetivo para aprimorar a experiência HD, e ao mesmo tempo se manter fiel às intenções originais.

Usando este método, acreditamos que este título é graficamente páreo para outros títulos atualmente no mercado. Não apenas isto, nós tomamos outras medidas para melhorar a qualidade e o visual de alguns modelos também. Vocês podem encontrar mais detalhes sobre isto na primeira parte de nosso Diário de Desenvolvimento, caso ainda não tenham visto.

Alguns fãs têm falado sobre a implementação de um sistema de co-op local nesta versão remasterizada, já que o jogo traz dois personagens. Isto seria possível ou viável?

Esta ideia foi pensada em algum momento, mas infelizmente tivemos que desistir dela, já que o design original de Resident Evil 0 não suporta uma experiência em co-op.

O Resident Evil Remake em HD foi lançado somente via download. O mesmo acontecerá com Resident Evil Zero ou a Capcom tem planos de lançar uma versão em disco para todas as plataformas desta vez?

Como opção para os fãs, vamos oferecer Resident Evil e Resident Evil 0 juntos em disco para Playstation 4 e Xbox One no Resident Evil Origins Collection, recentemente anunciado. Resident Evil Origins Collection não sairá digitalmente, mas Resident Evil 0 estará disponível em formato digital também.

Resident Evil 0 HD Remaster

Ainda sobre o HD Remaster do Remake, ele vendeu muito e foi considerado um sucesso. Vocês esperam o mesmo sucesso com Resident Evil Zero? E caso isto aconteça, isto poderia servir como uma forma de medir o quanto os fãs querem que a franquia volte às raízes do Survival Horror nos títulos numerados?

Resident Evil 0 é um jogo do qual nos orgulhamos, e esperamos que os fãs joguem e gostem.

O Resident Evil 0 original, é claro, não estava disponível na mesma plataforma de outros lançamentos na franquia. Por causa disto, acreditamos que haja muitos novos fãs de Resident Evil que nunca tiveram a oportunidade de jogá-lo. Acreditamos que muitos destes fãs estão interessados nas origens e na história inicial da série, e esperamos que esta seja uma boa oportunidade para eles conhecerem.

Como há muitas razões pelas quais uma pessoa compra um jogo, é difícil fazer uma correlação direta entre vendas e o desejo do estilo clássico do gênero Survival Horror.

Resident Evil fará 20 anos em 2016. O que você pode dizer sobre a evolução da franquia? Por que você acha que sobreviveu há tanto tempo, quando vemos outras franquias não fazendo o mesmo sucesso que Resident Evil faz?

Acredito que a longevidade da série vem de sempre nos desafiarmos. Seja em duas histórias dinâmicas como em Resident Evil 2, na transformação para shooter em terceira pessoa de Resident Evil 4, na implementação de co-op online de Resident Evil 5, ou no formato episódico dos Resident Evil Revelations, nós sempre tentamos encontrar formas novas e inovadoras de definir o gênero.

É claro, temos ciência de que esta abordagem pode, às vezes, criar atritos com alguns fãs veteranos, mas, ao mesmo tempo, ajudou a aumentar nosso público também. Acredito que isto tenha contribuído grandemente para a sobrevivência da marca.

Resident Evil 0 HD Remaster

Nós sabemos que todos os desenvolvedores envolvidos com Resident Evil são fãs da franquia, e não poderia ser diferente, já que o universo da série é impressionante. Então gostaríamos de saber: qual é o seu jogo e seu personagem favoritos na série?

Eu tenho muitos. [Risos] Apesar de ela só aparecer em Resident Evil 5, eu tenho um carinho por Sheva Alomar. Eu também gosto da dupla Keith Lumley e Quint Cetcham de Resident Evil Revelations. Mas ao longo da franquia toda, eu devo dizer Jill Valentine. E, é claro, Rebecca de Resident Evil 0 é pessoalmente uma personagem favorita para mim também.

Para não ficarmos só nos protagonistas, eu também gosto muito de Ricardo Irving em Resident Evil 5. Eu também comecei a gostar recentemente de Barry Burton em Resident Evil Revelations 2. Eu fiquei bem mal por ele não ser aceito pela filha, apesar do zelo que ele tinha pela família.

Acho que não se qualifica como um “jogo” propriamente dito, mas eu realmente gosto da história do Incidente da Mansão que se passa entre Resident Evil 0 e 1. Não apenas a franquia toda se originou desta história em particular, como também é legal jogar os dois games e ver como todos os mistérios se revelam.

A Capcom mostrou uma versão demo de Resident Evil 0 HD na E3 deste ano. Há alguma chance desta demo vir a público, via PSN/Live/Steam?

Infelizmente, não há planos para isto no momento.

Quanto de progresso o protótipo de Resident Evil Zero teve durante seu desenvolvimento, e quais diferenças ele teria em comparação com o produto final, em termos de trama e jogabilidade?

Nós o desenvolvemos até metade da área do centro de treinamento. Havia várias diferenças significativas em hardware e capacidade de armazenamento, então tivemos que fazer mudanças no tamanho, composição e design das salas, além de mudanças menores em rotas específicas que os jogadores teriam que fazer. Contudo, a estrutura geral e o ritmo do protótipo seriam os mesmos do produto final.

Por que Rebecca foi escolhida para ser a personagem principal em Resident Evil Zero, dentre todos os outros membros da Equipe Bravo, incluindo Enrico Marini, que é quem descobre sobre a traição de Wesker? Sobre Billy Coen, como vocês decidiram fazer dele o parceiro de Rebecca no jogo e por quê?

Nós escolhemos Rebecca por ela ser a única integrante da Equipe Bravo a sobreviver ao Incidente da Mansão. Desta forma, ela poderia ser uma ponte que ligaria passado e presente.

Nos estágios iniciais da versão protótipo, Billy foi desenvolvido como um parceiro que eventualmente se voltaria contra você. Por causa disto, tivemos que recriar sua história como sendo um personagem misterioso sem ligações com a Umbrella ou com os S.T.A.R.S..

Você poderia, por favor, mandar uma mensagem para todos os fãs no Brasil e para nós do Resident Evil Database? Vocês são uma inspiração para nós, e Resident Evil é uma parte muito importante de nossas vidas, então somos gratos a vocês.

Muito obrigado por sempre apoiar a franquia Resident Evil! O fato de sua voz chegar até nós vindo literalmente do outro lado do mundo é uma experiência realmente digna de orgulho e nos ajuda a lembrar o quanto os fãs podem ser apaixonados. Como forma de retribuir ao seu apoio de sempre, continuaremos trabalhando pesado para criar as melhores experiências de games que pudermos.


Original Interview in English:

Resident Evil Zero is a real evolution in terms of gameplay, due to the character switching system in real time. Which was the biggest challenge of the development staff to create this system at the time of the original release?

After the success of Resident Evil, the franchise paved the way in defining the horror gaming genre. However, with each new installment, we were worried about whether the franchise was becoming inherently less scary due to gameplay becoming too familiar or predictable.

In order to combat this, we wanted to insert an additional element of suspense in Resident Evil 0, on top of the fear players experienced when fighting the undead. We wanted to play off of the fact that the storyline progressed through two characters, and it actively created situations that would cause a different layer of fear and tension. “Was this the right choice?” “Should I have let them go alone?” “Can I really trust my partner?” These are the kinds of questions we wanted the players to ask themselves, in hopes of offering a new level of horror.

Since this lent itself to more psychological horror, rather than physiological horror, it was a greater challenge for us to incorporate it into the game. We couldn’t fall back on our usual design implementations that could be visually checked. It was a huge challenge for us to create different situations that offered something new and suspenseful, without deterring from the regular scope and pace of the game.

Will Resident Evil 0 HD feature new content, such as an image gallery, new game modes or anything like that?

We created a new mode that allows fans to play as Wesker after they’ve completed the game once. Unlike the Wesker that appears in the story of Resident Evil 0, this playable version of him is from Resident Evil 5, where he has obtained the power of the Uroboros virus. Players will be able to explore the world of Resident Evil 0 and take out enemies using his unique, omnipotent powers, and he is accompanied by a darker version of Rebecca.

Can you tell us a little about the conversion and remastering process? What kind of challenges is the new development team going through to remaster Resident Evil Zero in HD and why?

A lot of HD remasters usually use tools to stretch out textures and add additional details to them. However, in the case of Resident Evil 0, since we had almost all of the model and texture data, we were able to re-render everything again. This allows us to create even better looking visuals.

As an analogy, if this was an anime, instead of stretching out the film and making changes, we are going into each individual anime cel and improving it using the latest technology. By applying this method, we’re able to pay attention to extra details. For example, we can go in and make changes to the logo on a train hidden in the background. It’s a very effective way to enhance the HD experience, while remaining loyal to the original’s intentions.

Using this method, we believe this title is graphically on par with other titles out in the market now. Not only that, we’ve also taken other measures to enhance the quality and look of some of the models as well. You can find more details about this in our Dev Diary Part 1 if you haven’t seen it already.

Some fans have been talking about implementing a local co-op system in this remastered version, since the game features two characters. Would that be possible/viable?

This idea was on the table at some point, but we unfortunately had to give up on it since the original design for Resident Evil 0 did not cater to a co-op experience.

Resident Evil Remake in HD was released via download only. Will the same happen to Resident Evil Zero or does Capcom have plans to release a disc version to all platforms this time?

As an option for fans, we will be offering Resident Evil and Resident Evil 0 bundled together on a disc for PlayStation 4 and Xbox One in the newly announced Resident Evil Origins Collection. Resident Evil Origins Collection will not be available digitally, but Resident Evil 0 will be available on digital storefronts.

Still about the Remake HD Remaster, it has sold a lot and was considered a successful product. Are you expecting the same success with Resident Evil Zero? And, in case it happens, could this be a way to measure how much the fans want the franchise to return to its true roots of Survival Horror in the numbered titles?

Resident Evil 0 is a game we’re very proud of, and we hope fans will pick it up and enjoy it.

The original Resident Evil 0 of course also wasn’t available on the same platform as many other installments in the franchise. Because of this we believe there are a lot of newer Resident Evil fans that may have never had the opportunity to play it. We believe a lot of these fans are interested in the roots and the origin story of the series, and we hope that this will be a good opportunity for them to experience it.

Since there are many different reasons as to why people purchase a game, it’s difficult to make a direct correlation between sales and the desire for the classic style of the survival horror genre.

Resident Evil will be 20 years old in 2016. What can you say about the evolution of the franchise? Why do you think it has been surviving for so long, when we see other franchises not being as successful as Resident Evil?

I believe the longevity of the franchise comes from always challenging ourselves. Whether it’s the two dynamic storylines in Resident Evil 2, third-person shooter transformation of Resident Evil 4, online co-op implementation in Resident Evil 5, or episodic presentation of the Resident Evil Revelations games, we have always strived to find new and inventive ways of defining the genre.

Of course, we’re aware this approach can sometimes create waves with some longtime fans, but at the same time, it has helped in broadening our audience as well. I believe this has been a big contributor to the survival of the brand.

We know all developers involved with Resident Evil are fans of the franchise, which could not be any different since its universe is so impressive, so we would like to know: what is your favorite game and character in the series?

I have too many. [Laugh] Even though she only appears in Resident Evil 5, I have a soft spot for Sheva Alomar. I also like the Keith Lumley and Quint Cetcham duo from Resident Evil Revelations. As far as the entire franchise goes, though, I would have to say Jill Valentine. And of course, Rebecca from Resident Evil 0 is a personal favorite of mine as well.

If we’re not narrowing it to just the main protagonists, I also like Ricardo Irving from Resident Evil 5. I also started liking Barry Burton recently through Resident Evil Revelations 2. I felt really bad for him having never being accepted by his daughter, despite how caring he is for his family.

I guess it doesn’t qualify as a “game” per say, but I really like the Mansion Incident storyline that takes place between Resident Evil 0 and 1. Not only does the whole franchise originate from this particular story, it’s satisfying to play both games and see how all the mysteries unravel.

Capcom has featured a demo version of Resident Evil 0 HD at this year’s E3. Is there any chance that this demo comes to the public, on PSN/Live/Steam?

Unfortunately, there are currently no plans for this.

How much progress have the Resident Evil Zero prototype had during its development, and what differences would it have comparing to the final product, in terms of plot and gameplay?

We had production running until about half-way through the training center area. There were pretty significant differences in hardware and storage capacity, so we had to make changes to room size, composition, and design, as well as minor changes to specific routes players had to take. However, the general structure and flow of the prototype made it to the final product.

Why was Rebecca chosen to be the main character in Resident Evil Zero, among all the other Bravo Team members, including Enrico Marini, the one who finds out about Wesker’s betrayal? Regarding Billy Coen, how did the team decide on making him Rebecca’s partner in the game and why?

We chose Rebecca since she was one of the sole members of Bravo Team that survived the Mansion Incident. That way, she could be a bridge that ties together the past and present.

In the very early stages of the prototype version, Billy was developed as a partner that would eventually turn on you. As a result, we had to redesign his background so that he was a mysterious character that had no ties to either Umbrella Corporation or S.T.A.R.S.

Would you please send a message to all Resident Evil fans in Brazil and to us from Resident Evil Database? You guys are such an inspiration to us, and Resident Evil is a very important part of our lives, so thank you so much for that.

Thank you for always supporting the Resident Evil franchise! The fact that your voice is reaching us from literally the opposite side of the globe is a truly humbling experience and helps remind us how passionate our fans can be. In order to respond to your continued support, we will continue to work hard in delivering the best gaming experiences possible.

COMPARTILHAR