Ano de nascimento: Desconhecido.
Tipo sanguíneo: Desconhecido.
Altura: Desconhecida.
Peso: Desconhecido.
Aparições em títulos da série:
Biografia e Participação na Série:
JD é um dos habitantes da República Eslava Oriental, onde aparentemente nasceu e cresceu, e faz parte dos rebeldes anti-governo. Ele tem uma forte amizade desde a infância com “Buddy” (nome verdadeiro: Alexander Kozachenko), e apoiou o amigo no momento mais duro da vida de Buddy, quando sua noiva, Irina, foi morta por um ataque do governo à escola onde eles trabalhavam.
Apesar de estar em meio a uma guerra civil, ele não perdeu o bom humor, além de ser naturalmente engraçado por causa de seu jeito um tanto desajeitado. A todo momento, mostra-se interessado em conhecer os Estados Unidos e os aspectos culturais do país. Ele chega a confessar que não havia entrado para o grupo anti-governo por causa de independência ou coisa do tipo, mas por querer unicamente estar perto de seus amigos e se divertir.
Em Fevereiro de 2011, seu grupo encontra e sequestra o agente do governo americano Leon S. Kennedy, que teve suas férias interrompidas para intervir no conflito no país. Ele é levado para o esconderijo do grupo, e é justamente com JD que logo se identifica: ele havia roubado o colete a prova de balas e a lanterna de Leon, e brincava com a situação. Enquanto está preso, Leon assiste Buddy, o líder do grupo, tendo que lidar com a situação crítica de “Ataman” (Ivan Judanovich), um dos anciões dos rebeldes, sucumbindo aos efeitos do parasita com o qual se infectara para poder controlar armas biológicas durante a guerra.
Quando um ataque do governo, ordenado pela presidente Svetlana Belikova, acontece ao esconderijo, Leon e os membros rebeldes acabam se unindo para sobreviver, mas conseguem fugir por um túnel secreto. Leon e JD seguem para a catedral da cidade, para se encontrarem com Buddy, que revela que vai implantar Las Plagas em seu organismo, para tomar o lugar de Ataman, que não resistira aos efeitos do parasita em seu corpo. JD é totalmente contra, por ter visto o que acontecera com Ataman, mas Buddy é irredutível.
Ele conta a Leon sobre o passado de Buddy e lhe pede, em uma conversa em particular, para que proteja o amigo. Leon sai da igreja para investigar, e quando retorna, descobre que aconteceu um confronto no local. JD havia sido atacado por um dos infectados da cidade, mas conseguira sobreviver, no entanto, ele começa a tossir repetidamente, o que causa desconfianças em Leon. Buddy acusa Leon de ter infectado o amigo, que imediatamente o defende, dizendo que o agente é, na verdade, um aliado.
Infelizmente, JD acaba sucumbindo à infecção do parasita e, com fúria, ataca Buddy, que é salvo por Leon ao colocar um fim à vida do jovem.
Homônimos:
No primeiro filme live-action de Resident Evil, com o subtítulo “Hóspede Maldito”, há um personagem chamado J.D. Salinas, interpretado pelo ator Pasquale Aleardi, que é membro do Serviço de Segurança da Umbrella, e acaba morrendo ao ser atacado por uma horda de zumbis. Este personagem não tem qualquer ligação com o JD da animação Resident Evil: Condenação (Damnation, em inglês), apesar de terem o mesmo “nome”.