Ano de nascimento: 1963 (não confirmado)
Tipo sanguíneo: A
Altura: 1,87cm
Peso: 102kg
Aparições em títulos da série:
- Biohazard 3: Last Escape / Resident Evil 3: Nemesis (1999)
- Biohazard / Resident Evil: Outbreak (2003)
- Biohazard / Resident Evil: Operation Raccoon City (2012)
- Biohazard RE:3 / Resident Evil 3 (2020)
- Biohazard / Resident Evil Resistance (2020)
Biografia e Participação na Série:
O passado de Nicholai Ginovaef, codinome Raposa Prata (Silver Fox), é envolto em mistério e segredos. O que se sabe sobre ele é que, originalmente de Moscou, na Rússia, fez parte da Spetnatz (Forças Especiais Russas) e participou de diversas operações secretas e assassinatos políticos na época da Guerra Fria.
Sua personalidade calculista e suas habilidades de espionagem o tornaram apto a ser um comandante de pelotão na U.B.C.S. (Serviço de Contenção Biológica da Umbrella), e Nicholai se tornou o líder da Equipe Delta. Além de temido, seus subordinados não confiam nele, pois sabem que seu líder é capaz de sacrificar quem for preciso para sair vivo de suas missões. Sua taxa de sobrevivência rivaliza com a de HUNK, membro do Serviço de Segurança da Umbrella (U.S.S.), de quem Nicholai sente uma profunda inveja por sua posição e respeito na companhia. Ele tem uma ligação forte com o Coronel Sergei Vladimir, executivo de alto escalão da Umbrella e fundador da U.B.C.S., ambos com raízes soviéticas.
Durante o incidente em Raccoon City, a U.B.C.S. é enviada com o falso propósito de resgatar os civis sobreviventes. Contudo, Nicholai e alguns outros poucos homens tinham a secreta missão de coletar dados de batalha das armas biológicas e mutações espalhadas pela cidade. No auge do ataque zumbi, a maioria dos membros da U.B.C.S. acabou morrendo, e apenas Nicholai, o cabo Carlos Oliveira e o tenente Mikhail Victor sobreviveram na equipe Delta. Com Mikhail gravemente ferido, os três soldados decidiram se abrigar no bondinho da cidade. Enquanto isso, pensariam em um meio de chegarem à Torre do Relógio St. Michael, do outro lado de Raccoon City. O objetivo era tocar o sino e solicitar a extração, já que os pedidos por rádio pareciam ser ignorados ou simplesmente não chegavam até os seus superiores.
Quando Carlos traz Jill Valentine para integrar a equipe de sobreviventes e ajudá-los a sair da cidade, Nicholai imediatamente vê na ex-S.T.A.R.S. um obstáculo para a conclusão de seus planos. Ele decide, então, forjar sua morte para poder agir livremente. A partir disto, ele começa a executar suas ordens e inicia uma verdadeira caçada pelos demais supervisores, homens que receberam as mesmas ordens secretas que ele, matando-os um a um. Com isso, ele seria o único a sair da cidade com vida e, assim, receber uma recompensa maior da Umbrella.
Em 1º de Outubro, Carlos descobre que Nicholai está vivo quando o encontra no Hospital de Raccoon City. Ele revela a Carlos que é um supervisor e que “isto é tudo o que ele precisa saber”. Nicholai foge em seguida, mas antes de partir, instala bombas por todo o hospital para que o prédio vá pelos ares.
Sabendo agora do que o comandante da equipe Delta é capaz, Carlos corre para avisar Jill da ameaça. Nicholai a encontra mais tarde no cemitério, dentro do Parque de Raccoon City, onde admite que a Umbrella está interessada somente em adquirir os dados de batalha das criaturas originadas com a epidemia do T-Virus. Ao descobrir sobre a estratégia do governo de esterilizar Raccoon City, Nicholai se apressa em chegar primeiro ao último helicóptero de resgate. Após uma discussão com Jill e uma última tentativa de matá-la para ganhar ainda mais prestígio em seu retorno à Umbrella, ele parte sozinho no helicóptero, deixando Jill, Carlos e Raccoon City para trás e concluindo sua missão.
Em Novembro, na Ilha Sheena, o detetive Ark Thompson encontra um relatório escrito por Nicholai, detalhando a sua missão e a destruição de Raccoon City.
Participações Adicionais:
Resident Evil Outbreak: Nicholai faz uma aparição no cenário “Decisions, Decisions”, onde supostamente supervisiona uma operação, de codinome “Cogumelo do Imperador”. O objetivo desta missão na Universidade de Raccoon City é adquirir uma amostra do sangue (T-Blood) de uma espécie de Tyrant, o Thanatos. Os soldados da U.B.C.S. que operam na missão são dizimados por Thanatos, e Nicholai acaba não conseguindo o T-Blood para a criação de uma amostra da vacina Daylight, criada pelo professor universitário Peter Jenkins. Eventualmente, ele tem sucesso em assassinar Greg Muller, ex-cientista da Umbrella, criador do Thanatos e co-criador da vacina Daylight, que não aceita entregá-la à companhia. Depois de matar Greg, ele ativa as bombas instaladas por toda a universidade.
Operation Raccoon City: Neste spin-off, Nicholai aparece nos capítulos “Corruption” (Corrupção) e “Lights Out” (Luzes Apagadas), rivalizando com os membros da Wolfpack, a Equipe Delta da U.S.S.. Durante a trama, ele alega ter um cliente secreto que lhe fornece informações vitais para a conclusão de uma missão não revelada. Contudo, é importante mencionar os aspectos de canonicidade do Operation Raccoon City. O combate da Umbrella contra agentes do governo americano em Raccoon City aconteceu canonicamente, mas muitos acontecimentos do jogo conflitam com o que é oficial (canônico), principalmente o final em que é possível matar Leon.
Resident Evil Resistance: Nicholai é um dos Vilões (Mastermind) do multiplayerlançado em 2020, junto com Resident Evil 3 Remake. No entanto, apesar do jogo em si não ser canônico, o projeto em si pode ser considerado como uma base para o projeto que um dia viria a originar o vírus T-Phobos de Alex Wesker. Este vírus, no caso, foi abordado em Resident Evil Revelations 2 (jogo de 2011).