Esta entrevista apareceu originalmente na edição de Janeiro/2003 da Revista Official Playstation 2 Holandesa. O entrevistado é Noritaka Funamizu, que atualmente lidera o projeto Resident Evil Online.
Você pode nos contar algo sobre seu passado com a Capcom?
Eu estive envolvido em vários episódios de Street Fighter. Também trabalhei em Auto Modellista (um jogo de corrida).
Resident Evil Online é o primeiro jogo online na série Resident Evil. Você pode nos contar mais sobre todo o aspecto online?
Como jogador, você faz parte de uma equipe, e será colocado em vários cenários assustadores. Estes cenários corresponderão com missões familiares dos jogos anteriores. No seu caminho, você encontrará zumbis e outros monstros como sempre. Seu objetivo? Sobreviver! Como jogador, você sentirá as mesmas emoções novamente: solidão, medo e dúvida. Vai parecer impossível escapar das hordas de zumbis famintos.
Onde se passa o Resident Evil Online?
A cidade de Raccoon será novamente o palco deste banquete de horror. Você passará por locais familiares, mas também haverá muita coisa nova para descobrir, como um ponto de ônibus e florestas densamente imensas.
Será necessário um disco rígido para jogar o jogo?
Não, não será preciso comprar um disco rígido para jogar o jogo. Queremos atingir o maior número possível de jogadores, e nem todo mundo tem um disco rígido. Este disco custa caro e regularmente causa problemas. Já ficou evidente no Japão com certos RPGs famosos. Não acho justo fazer os jogadores comprarem um disco rígido para poderem jogar online. Eles devem custar uns 160 dólares! No entanto, aqueles que tiverem disco rígido poderão aproveitar algumas opções adicionais.
Então o jogo tem suporte ao uso do risco rígido?
Sim, mas não é obrigatório. Quem tiver um disco rígido instalará partes do jogo no HD, para diminuir os tempos de carregamento. Queremos oferecer algumas cenas extras, mas ainda não temos certeza de quais seriam.
Quais serão os custos para se jogar online?
Originalmente, queríamos oferecer o serviço de graça, mas infelizmente isto não é possível. Inicialmente, cobraremos 9 dólares por mês, mas tentaremos baixar para 4 dólares. Espero que possamos ajeitar isto até o primeiro trimestre de 2003. Desta forma, quase todo mundo poderá jogar online, pelo menos o preço não será um fator problema.
Você pode esclarecer um pouco a função de conversa?
Função de conversa? Não haverá função de conversa!
Mas então, como será possível nos comunicarmos uns com os outros?
Nós intencionalmente não incluímos um sistema de conversa, porque haveria muita tagarelice rolando. Resident Evil Online tem que ser assustador, tem meio que “irradiar” medo, e isto não é possível se houver falação contínua rolando em uma janela de conversa. Durante o jogo, você pode selecionar perguntas e respostas pré-definidas. Assim, a comunicação com seus parceiros de equipe rolará suavemente. Após completar um cenário, o jogo automaticamente passará para uma tela especial onde você poderá ver um replay de suas ações junto com seus parceiros de equipe. Na verdade, há uma função de conversa ali; porque será muito útil para analisar suas ações.
RE Online sempre esteve planejado para ser um título de ação ou foi discutida uma mistura entre outros gêneros? Elementos de RPG, ou algo semelhante, talvez?
Não, eu nunca quis incluir elementos de RPG. Com os RPGs online atuais, você passa a maior parte do tempo apenas andando ou falando com outras pessoas no sistema de conversa. Em minha opinião, este não é o objetivo de um jogo online. Nós tentamos nos concentrar na ação. Você não terá tempo de ficar parado e curtir os arredores!
Qual é a duração do jogo?
Cada cenário levará aproximadamente uma ou duas horas. Se achar longo demais, pode salvar no meio do caminho e completar o cenário mais tarde. Ainda estamos trabalhando nesta função, então nesta área ainda há muito trabalho por fazer.
Vai ter quantos cenários?
No momento, temos cerca de vinte, mas a versão do jogo conterá muito mais. Cada cenário se passa em um ambiente diferente.
Quantos jogadores estarão em uma equipe?
Você pode jogar todos os cenários com quatro jogadores. Às vezes, você começará o jogo junto com ele em certo lugar, enquanto outras vezes, vocês não se encontrarão até o meio do jogo.
Quantos serão os personagens jogáveis?
Oito. Há funcionários da Umbrella, membros dos S.T.A.R.S., repórteres, criminosos etc. Por exemplo, haverá um personagem que pode abrir portas trancadas, um que se sobressai em luta etc. Nós também estamos dando atenção ao relacionamento entre os personagens, para torná-los todos um pouco mais humanos. Além disto, temos também uma quantidade considerável de personagens não controláveis (NPC), como bombeiros, policiais e cientistas, para aumentar o realismo ainda mais. Personagens jogáveis que não forem selecionados por um humano no começo do jogo serão controlados no jogo como NPCs. Até agora, ainda não decidimos a quantidade exata de NPCs.
Você pode explicar a função dos NPCs?
Nós criamos um sistema único. Por exemplo, em um momento você encontrará um bombeiro, que tem que salvar pessoas de um ônibus em chamas. Ele pedirá ajuda. Você pode escolher se atende ao pedido dele ou não. Os riscos são grandes, porque há muitos zumbis em torno do ônibus. Mas bancar o herói vale a pena! Se salvar as pessoas do ônibus, você as encontrará mais tarde no jogo. Alguns te darão armas, outros destrancarão portas para novas áreas. Em outras áreas, você encontrará uma garotinha que pedirá por ajuda à sua mãe ferida. Se você ajudar a mão, habilitará uma nova parte do jogo; haverá um NPC que te ajudará durante batalhas.
Então cada decisão que você tomar pode influenciar no curso do jogo?
Correto. Se ajudar os outros personagens, vai conseguir mais ajuda e habilitar mais segredos. Se você só pensar em si mesmo, isto resultará em um nível mais alto de dificuldade. Mas mesmo como benfeitor, você terá que ter cuidado. Alguns NPCs, gostam de receber ajuda, mas depois virarão as costas para você. Pior ainda, eles podem roubar suas armas, o que te deixará em uma situação precária! Você nunca sabe qual personagem é controlado por um humano, já que alguns personagens jogáveis são na verdade controlados pelo computador. Afinal de contas, há oito personagens, e somente quatro jogadores poderão entrar no jogo. Em outras palavras, você nunca saberá em quem confiar. Isto definitivamente adiciona uma dimensão extra de tensão ao jogo.
Então Resident Evil Online é mais do que um jogo normal de ação?
Certamente! Você faz parte de uma equipe de humanos, e isto torna tudo mais especial. Você não abandonará um colega de equipe humano tão facilmente como faria com um personagem controlado por computador. A personalidade do jogador tem grande participação nisto. Ao testar o jogo, isto se torna continuamente evidente. Por exemplo, havia uma pessoa com apenas duas caixas de munição e nenhum kit de primeiros socorros. Seus co-jogadores estão presos em uma teia de aranha, e ele os deixou para trás para se salvar. Outro jogador faz exatamente o oposto. Ele consegue salvar um de seus companheiros de equipe, e por causa disto eles conseguem completar com sucesso o cenário juntos.
Zumbis são os únicos inimigos no jogo?
Não, todos os inimigos dos jogos de Resident Evil anteriores aparecerão novamente. Você até encontrará uma criatura “meio Nemesis” que pode arrebentar paredes. Quando isto aconteceu, um de nossos testadores ficou tão assustado que deixou cair o controle! Quando ele passou novamente pelo mesmo lugar, teve muito cuidado. No entanto, desta vez não havia nem rastro do monstro. Ele achou que estava a salvo e entrou em um hotel… Do nada, a criatura apareceu pelo outro lado! Nós queremos usar situações inesperadas como essa para realmente assustar o jogador.