Ano de nascimento: Desconhecido.
Tipo sanguíneo: Desconhecido.
Altura: 1,90m
Peso: Desconhecido.
Aparições em títulos da série:
Biohazard / Resident Evil: Damnation (2012) – Filme em CG
Biografia e Participação na Série:
Alexander “Sasha” Kozachenko, também conhecido como Buddy, vive na República Eslava Oriental. No passado, ele era professor de uma escola infantil, onde conheceu sua noiva, a jovem Irina. No entanto, devido a uma guerra civil, o governo acabou bombardeando a escola onde o casal trabalhava, acreditando que forças rebeldes estivessem usando o local como esconderijo. Como resultado disto, Irina veio a falecer durante o bombardeamento.
Depois deste acontecimento, a sua vida mudou, e ele, revoltado e traumatizado, decidiu entrar para a guerrilha anti-governamental, como forma de vingança pela morte de Irina. Junto com Buddy, seu melhor amigo JD também integrou o grupo de rebeldes durante a guerra civil que assolava o país.
Em Fevereiro de 2011, o agente americano Leon S. Kennedy é designado a ir para o local, já que estavam sendo usadas armas biológicas durante os violentos confrontos na República Eslava Oriental. Leon acaba sendo atacado por um Licker, controlado e ordenado pelo líder dos rebeldes, um senhor conhecido como Ivan Judanovich, também conhecido como Ataman. Leon mata a criatura, mas acaba capturado e levado para um esconderijo.
Ao acordar, amarrado, ele se depara com Buddy, JD e Ataman dentro de uma sala. Buddy começa a questioná-lo, mas ocorre um ataque do governo no local e eles são obrigados a fugir. Ataman, que conseguia controlar armas biológicas graças ao parasita Las Plagas em seu organismo, começa a sofrer claros sinais de que a infecção estava tomando posse de seu corpo. Buddy se vê obrigado, então, a matar seu líder, a pedido do próprio, que sabe que não terá mais muito tempo de vida e, principalmente, de consciência.
Depois de uma fuga bem sucedida, Buddy se encontra com o grupo, com Leon e com JD em uma catedral. Leon descobre por JD a verdade sobre o triste acontecimento que fizera com que ele entrasse para a guerrilha. Buddy informa ao grupo que alguém precisa assumir a posição deixada por Ataman, e que este alguém é ele, o que o obrigaria a usar o parasita Las Plagas para passar a controlar as armas biológicas contra as forças do governo. JD, desesperado, pede a Leon que impeça o amigo de fazer isto, e para que o proteja.
Leon sai para uma investigação nos arredores e, quando volta à catedral, encontra membros do grupo de rebelde mortos, e JD mostrando claros sinais de infecção pela Plaga. Buddy acredita que é culpa de Leon, mas JD controla o amigo e afirma que Leon é, na verdade, um aliado. Depois que o organismo de JD sucumbe ao efeito da Plaga, ele tenta atacar Buddy, mas é morto por Leon.
Posteriormente, o agente descobre que o governo local é o verdadeiro responsável por fornecer as armas biológicas aos rebeldes. A estratégia da presidente Svetlana Belikova era a de usar a sua luta contra a guerra civil da República Eslava Oriental como forma de ajudar o país a fazer parte da ONU. Quando Leon está prestes a ser morto por soldados, Buddy chega, acompanhado de vários Lickers. Svetlana foge, mas ativa o uso de Tyrants para conter os invasores.
Com a ajuda de Ada Wong, Leon e Buddy conseguem fugir do complexo subterrâneo, mas continuam a batalha contra os Tyrants de Svetlana nas ruas. Graças a uma união entre a Rússia e os EUA, os dois são salvos. A verdade sobre as intenções da presidente do país vem à tona e ela é deposta do cargo.
Buddy diz a Leon que, apesar de a justiça estar sendo feita, ele não tem mais nada a perder e ameaça se matar. Leon reage, retirando a arma da mão de Buddy, e diz que ele deve, sim, continuar vivo. Como Buddy está infectado com a Plaga, Leon atira em sua coluna, como forma de acabar com o domínio do parasita no sistema nervoso central de Buddy. Assim, ele continuaria vivo e agora livre da infecção, porém, sem o movimento de suas pernas.
Depois do fim da guerra civil na República Eslava Oriental, Buddy voltou ao seu antigo cargo de professor.