Personagens | Mãe Miranda

Mãe Miranda (Mother Miranda)

Ano de nascimento: Desconhecido.
Tipo sanguíneo: Desconhecido.
Altura: Desconhecida.
Peso: Desconhecido.

Aparições (Menções) em títulos da série:


Biografia e Participação na Série:

Miranda era apenas uma das habitantes de um vilarejo no Leste Europeu. Durante a Gripe Espanhola, que assolou o mundo de 1918 a 1920, Miranda sofreu com a morte de sua filha, a pequena Eva. Eva nasceu em 1909 e faleceu em 1919. A perda de Eva fez com que Miranda perdesse a vontade de viver, e ela foi caminhando sem rumo em direção a uma caverna. Sem sua filha, seu único desejo era o de morrer. Mas o que Miranda encontrou lá era algo extraordinário.

Diante dela estava um parasita, um organismo antigo, que mais tarde foi nomeado de megamiceto. Este organismo liberava uma substância negra, semelhante a um fungo ou mofo, que posteriormente foi chamado de mutamiceto. Miranda decidiu tocar a substância e, de acordo com um relato escrito em seu diário, ela encheu sua mente de conhecimento. Pesquisando, ela descobriu que o megamiceto podia fragmentar e absorver a consciência de qualquer ser vivo, além de ser um verdadeiro catálogo de DNAs. Isto lhe trouxe um insight: e se ela pudesse trazer sua filha de volta à vida com o uso do mutamiceto? Este passou, então, a ser o plano de vida de Miranda.

Como parte deste seu plano, ela decidiu contaminar todos os habitantes do vilarejo com o fungo. Seu objetivo era o de fazer testes com cobaias e encontrar um receptáculo perfeito para o retorno de Eva à vida. Com o passar do tempo, e agora imortal graças ao mutamiceto, Miranda se tornou uma verdadeira divindade local. Todos, então, passaram a cultuá-a como “Mãe Miranda“, a salvadora e protetora do vilarejo. Junto com o mofo, ela usou sua influência crescente para controlar não só a mente dos habitantes, mas também seus hábitos, e uma coisa que ficou proibida foi trazer informações do mundo exterior para dentro do vilarejo.

Para obter maior aderência do mofo e aumentar a eficiência na busca pela cobaia ideal, Miranda ainda desenvolveu um parasita, que ela nomeou de Cadou. Entre as cobaias de Miranda, quatro se destacaram por sua maior afinidade com o Cadou: Alcina Dimitrescu, Donna Beneviento, Salvatore Moreau e Karl Heisenberg. Com esta afinidade diferenciada, alguns mais e outros menos, eles foram cogitados como receptáculos para Eva, mas, no fim, todos foram descartados por Miranda. Assim, eles passaram a ser chamados de Lordes do vilarejo, e Miranda os considerava como “filhos”, a quem confiava diversas tarefas importantes.

A tarefa de Moreau, por exemplo, foi justamente a de seguir com a busca pela cobaia ideal para servir de receptáculo para Eva, e ele se esforçava ao máximo, na busca pela constante aprovação de Miranda. Já Heisenberg ia na contramão desta devoção, e seu ódio crescente por Miranda por tê-lo usado de cobaia fez com que ele passasse anos tentando desenvolver super soldados, para um dia conseguir enfrentá-la.

Os anos se passam, e um dia, uma organização chamada Conexões (ou Os Contatos, The Connections em inglês) procura Miranda, propondo ajudá-la em suas pesquisas. Ela entrega a eles um pouco do mutamiceto e o DNA de sua filha Eva. O resultado desta pesquisa é a arma biológica Eveline, que chega à série E, a mais próxima da perfeição, mas que tem seu fim durante o Incidente em Dulvey, na Louisiana, em 2017.

No entanto, a criação e até o fim de Eveline acabam se tornando um ponto importante na busca de Miranda por um receptáculo para Eva: o casal Ethan Winters e Mia Winters, envolvidos no incidente e também infectados pelo mutamiceto, retomam a vida conjugal e têm uma bebê em Agosto de 2020, a quem chamaram de Rosemary Winters, ou Rose.

Em Fevereiro de 2021, Miranda se infiltra na casa da Família Winters, com o objetivo de sequestrar a bebê do casal. Ela acredita que, por seus pais, Ethan e Mia, terem tido contato em 2017 com Eveline, Rose pode ser o receptáculo perfeito que ela tanto procura. Apesar da interferência do esquadrão de Chris Redfield, o plano de Miranda dá certo e ela consegue levar a bebê para o vilarejo. Lá, ela ativa o mutamiceto no organismo de Rose e a transforma em um cristal, dividindo em quatro partes e entregando cada uma a um de seus filhos Lordes dentro de um frasco. O objetivo da Mãe Miranda era testar a lealdade dos filhos e a força do pai de Rose, que estava no vilarejo em busca da filha.

Ethan é capturado e levado a uma reunião entre os Lordes, para decidir quem ficaria encarregado de prepará-lo para receber o Cadou e entrar para a “Família” da Mãe Miranda. Heisenberg é o filho que recebe a “custódia”, mas seu teste falha e Ethan consegue fugir. Depois que ele liquida um a um os seus “filhos Lordes”, Miranda aparece, revela o seu plano e seus poderes de se transformar em quem ou o que quiser. Ela mata Ethan pouco depois, ao arrancar seu coração. Agora, não havia mais ninguém em seu caminho, e a cerimônia para usar Rose como receptáculo de Eva poderia começar.

Contudo, o esquadrão Lobo de Caça, infiltrado no vilarejo, estava monitorando os passos de Miranda, enquanto Chris buscava o megamiceto. Ou seja, a fonte do mutamiceto que, pouco a pouco, dominava o local com seus imensos filamentos de fungo. Além disso, Miranda não contava com o fato de Ethan ainda estar vivo, ou parcialmente vivo, já que, sem coração, seu corpo começara a “desmanchar”.

Quando a cerimônia começa, Miranda restaura Rose do meio do mutamiceto, mas percebe que há algo de errado: Eva não está ali, e seus poderes estão sendo sugados, de alguma forma. Ethan reaparece, os dois discutem, Miranda se recusa a entregar Rose, mas um disparo de um dos membros do esquadrão de Chris a distraem por um segundo. Ethan tenta recuperar a filha neste momento, mas Miranda usa tudo o que tem como último recurso para detê-lo e manter seus planos originais.

No entanto, apesar de seus esforços, a Mãe Miranda acaba sendo derrotada por Ethan, que está fadado a morte, e decide ficar para trás e botar um fim do megamiceto, detonando uma bomba implantada por Chris.

16 anos depois, Rosemary é agora uma adolescente que não se lembra de nada do que se passou no vilarejo. Porém, ela também não sabe lidar com quem é, por causa do mutamiceto em seu organismo. Por causa de seu desejo de se tornar uma “garota normal” e fazer com que seus “poderes” causados pelo mutamiceto desapareçam, Rose aceita a proposta de Ca, membro da BSAA, para verificar uma amostra do megamiceto mantido em um laboratório.

No entanto, não havia um Ca ali, falando com Rose. Era tudo uma “ilusão”, causada por Mãe Miranda, que seguia viva dentro do catálogo de DNA do megamiceto, que vivia sob o vilarejo. Com esta ilusão, Miranda faz com que Rose aceite tocar na amostra do megamiceto e, assim, se transportar para lá. Miranda ainda tinha esperanças de criar um receptáculo perfeito para sua filha Eva, e só Rose seria adequada.

O que motivou Rose foi a existência de um Cristal Purificador, para que pudesse voltar do reino da consciência do megamiceto como uma garota normal. Porém, ao encontrar o cristal, Miranda aparece e revela todo o seu plano. O que ela não sabia era que a menina estava sendo protegida e guiada o tempo todo por Ethan (usando o nome Michael). E ele a salva mais uma vez, atirando em Miranda e a distraindo para que sua filha pudesse fugir. Rose vê Ethan sendo atacado e desiste de fugir, destruindo o cristal em suas mãos e usando seus poderes em um confronto contra Miranda, que tem o seu fim definitivo, deixando de existir no mundo real e também no megamiceto.