Ano de nascimento: 1986 (não confirmado)
Tipo sanguíneo: Desconhecido.
Altura: Desconhecida.
Peso: Desconhecido.
Aparições em títulos da série:
Biohazard / Resident Evil: The Darkside Chronicles (2009)
Biografia e Participação na Série:
Manuela Hidalgo costumava viver uma vida de luxos e mimos em uma imensa residência com seu pai Javier Hidalgo, na cidadezinha de Amparo, em algum lugar da América do Sul. Javier super protegia a garota, por causa de sua triste condição: quando tinha cinco anos, em 1991, Manuela perdeu a mãe, Hilda Hidalgo, para uma doença incurável, e algum tempo depois, já adolescente, recebeu o diagnóstico da mesma doença. Seu pai ficou desesperado. Quando Hilda adoeceu, ele não poupou esforços para tentar salvá-la e gastou fortunas em todos os tratamentos que pudessem dar resultado. Seu último recurso foi adquirir o T-Virus e administrá-lo continuamente nela. Seu corpo se recuperou, mas Hilda entrou em um coma e não despertou mais, até que, finalmente, ela cedeu e se transformou em uma horrenda criatura, que reconhecia o marido e a filha.
Mesmo com a experiência anterior, Javier decidiu tentar novamente um tratamento com base viral em Manuela. Em contato sigiloso com Albert Wesker, ele obteve amostras do vírus T-Veronica, desenvolvido por Alexia Ashford, e passou a fazer uso do vírus em sua filha, na esperança de curá-la da doença que levou sua esposa. Mas havia um alto preço para a cura da garota. Apesar do vírus ter propriedades regenerativas, ele também tinha efeitos arrasadores no corpo de seu hospedeiro. Para impedir que Manuela sofresse uma mutação, Javier ordenava seu homens, chamados de Serpentes Sagradas, para que raptassem garotas da mesma idade de Manuela na vila de Mixcoatl, uma comunidade costeira próxima ao local onde viviam. Os órgãos das garotas eram transplantados em Manuela e, assim, ela continuava viva.
A ordem que Javier recebera de Wesker era a de que Manuela deveria ficar em sono criogênico por 15 anos, para que o vírus entrasse em simbiose com o seu organismo. Quando ele comunicou isto à jovem, ela fugiu para a vila de Mixcoatl. É neste local que Leon S. Kennedy e Jack Krauser a encontram, em uma capela em ruínas.
Em 2002, os dois agentes chegavam à América do Sul com ordens de apreender Javier por estar negociando armas biológicas com um traficante misterioso. Quando eles chegam em Mixcoatl, o local está aparentemente deserto, mas logo eles se deparam com mortos vivos vindo por todos os lados. Ao encontrarem Manuela e descobrirem que ela é filha de Javier, eles logo se interessam em saber onde ela vivia, e a garota passa a guiá-los. Manuela revela aos dois que tem um segredo: ela retira de seu braço uma atadura e revela uma estranha marca; ela conta sobre sua doença e sobre seu tratamento, e eles logo imaginam que a jovem é uma bomba-relógio, que a qualquer momento pode se tornar uma criatura perigosa.
Os três passam por uma usina até finalmente chegarem à propriedade de Javier. De volta à sua casa, ela descobre a chocante verdade sobre como foi mantida viva até agora. Os órgãos transplantados das garotas desaparecidas da vila costeira. Javier ordena que o monstro em que Hilda se transformou ataque os agentes para proteger Manuela, e eles são obrigados a matá-la. Transtornado, Javier vai para uma estufa, onde se permite ser consumido por uma planta a base do vírus T-Veronica. Manuela começa a sentir mais e mais os efeitos do vírus. Quando seu pai se transforma em um monstro gigantesco, Leon e Krauser tentam combatê-lo com armas normais, mas é o sangue de Manuela, que entra em combustão quando em contato com o oxigênio, que acaba se mostrando a arma mais efetiva contra ele. O vírus finalmente despertava nela.
Depois de derrotarem Javier, os três partem em um helicóptero. Leon diz à jovem que ela tem obrigação de viver para fazer jus aos órgãos das garotas raptadas que agora vivem dentro dela. Ela é entregue à custódia do governo americano e mantida em sigilo sobre estrita vigilância. Até o presente momento, sua condição é estável e seu corpo não sofreu mudanças.