Ano de nascimento: 1946 (52 anos em 1998)
Tipo sanguíneo: Desconhecido.
Altura: 1,85m
Peso: 101kg
Aparições em títulos da série:
Biohazard / Resident Evil Outbreak (2003)
Biohazard / Resident Evil Outbreak File #2 (2004)
Biografia e Participação na Série:
Antes do terrível caos que assolou Raccoon City, Mark Wilkins trabalhava como segurança de uma empresa chamada SCUTUM. Seu passado é o de um veterano da guerra do Vietnã, e é com pesar que ele se lembra das palavras de seu pai, de que “não há um lugar na terra que não tenha sido ou não será um campo de batalha”.
No final de Setembro de 1998, um caos causado pelo vazamento do T-Virus tomou a cidade. E, em uma noite, enquanto tomava um drink no J’s Bar com seu colega de trabalho Bob, o local foi invadido por um estranho freguês, que se aproximou de outro funcionário do bar, Will, e o mordeu, derrubando-o no chão e o devorando. Mais zumbis, então, adentraram o local, e é assim que o pesadelo em busca de sobrevivência começa.
Ele se une a outros sobreviventes que estavam no bar naquela noite para tentar encontrar uma rota de fuga da cidade. Desde a sua chegada, Bob estava com uma péssima aparência de quem estava doente, e Mark se preocupa em carregá-lo para um lugar mais seguro, no topo do prédio. Não demora para ele perceber qual era a doença de Bob: ele havia sido contaminado com a “doença zumbi”, era mais uma vítima do T-Virus e estava prestes a se tornar um dos zumbis, quando ele diz a Mark que começava a “sentir a fome deles”. Para não colocar a vida do amigo e de ninguém mais em risco, Bob decide se suicidar, evitando se transformar em um morto vivo.
Mais tarde, percorrendo as ruas de Raccoon City, eles se deparam com outros cidadãos, incluindo a polícia, totalmente desolados e pegos de surpresa pelas hordas de mortos vivos fazendo cada vez mais vítimas. A polícia precisou construir barricadas para conter as multidões de zumbis, mas sem sucesso.
Mark e seu grupo encontram uma van policial, que está tentando deixar a cidade, mas as ruas estão todas bloqueadas e eles são obrigados a continuar a pé. Mais adiante, eles encontram a polícia tentando proteger uma barricada em uma avenida, e a única maneira de manter as coisas sob certo controle é usando um detonador. Cabe ao grupo ajudar os policiais, e como recompensa, eles conseguem finalmente sair de Raccoon, deixando o pesadelo para trás.
Junto com sua esposa e filho, que também sobrevivem e conseguem fugir da cidade, Mark recomeça a sua vida em um novo lugar, onde busca por um ritmo mais calmo e pacato.