Ano de nascimento: 1980 (não confirmado)
Tipo sanguíneo: AB
Altura: 1,61cm
Peso: 41,1kg
Aparições em títulos da série:
- Biohazard / Resident Evil Clássico (1996)
- Biohazard / Resident Evil Remake (2002)
- Biohazard / Resident Evil 0 (2003)
- Biohazard / Resident Evil: Deadly Silence (2006)
- Biohazard / Resident Evil: The Umbrella Chronicles (2007)
- Biohazard / Resident Evil 5, The Mercenaries Reunion (2009)
- Biohazard / Resident Evil: The Mercenaries 3D (2011)
- Peça Teatral: Biohazard The Stage (2015)
- Biohazard / Resident Evil Vendetta (2017)
- Biohazard / Resident Evil: Death Island (2023)
Biografia e Participação na Série:
Com apenas dezoito anos de idade, Rebecca Chambers se especializou em bioquímica na universidade. Pouco depois, ela é recrutada para o esquadrão de elite dos S.T.A.R.S., em Raccoon City, onde faria parte da equipe Bravo, liderada por Enrico Marini.
Pouco tempo depois de ingressar na equipe, os S.T.A.R.S. são convocados para investigar os assassinatos bizarros que vêm assustando a população de Raccoon. A Equipe Bravo é a primeira a ser enviada à região da floresta da cidade, em busca de mais pistas, já que diversos corpos mutilados foram encontrados na região. Além disso, muitas pessoas teriam desaparecido após adentrarem na floresta. Esta é a primeira missão de Rebecca.
Porém, pouquíssimo tempo depois de levantar voo, o helicóptero onde está a equipe sofre uma pane no motor, e acaba tendo que fazer um pouso forçado no meio da floresta. Apesar do susto, todos estão bem e descem para investigar os arredores. É nesta busca que eles encontram uma viatura policial com dois oficiais mortos violentamente, e junto com eles a ficha de um criminoso que estava sendo levado para cumprir sua sentença de morte, um ex-tenente da Marinha chamado Billy Coen.
Com a possibilidade de haver um foragido pela floresta, a equipe se separa para procurá-lo, e é no momento em que Rebecca encontra o trem Ecliptic Express, pertencente à Umbrella, abandonado em meio às árvores, que seu caminho se cruza com o de Billy. Eles se encontram, e, assustada, a jovem não consegue demonstrar sua autoridade sobre o criminoso. Rebecca é alertada por seu capitão que Billy é um homem perigoso, mas mesmo assim, após contratempos, eles acabam decidindo unir forças para fugir do trem cheio de zumbis e sanguessugas agora colocado em movimento por um esquadrão da Umbrella.
Durante a luta pela sobrevivência no Centro de Treinamento abandonado da Umbrella, onde chegam após o trem colidir no local, Rebecca é contatada várias vezes via rádio por Enrico para saber se ela encontrara Billy, e a jovem, mesmo desobedecendo às ordens em sua primeira missão nos S.T.A.R.S., mostra toda a sua generosidade e integridade ao não entregar Billy às autoridades, afinal, ela devia sua vida a ele.
Ela e Billy têm um último confronto contra o responsável por tudo o que sofreram no trem e no centro de treinamento, o Dr. James Marcus transformado em sanguessuga rainha, e após conseguirem sair do complexo, antes de sua explosão, eles se despedem para sempre. Rebecca, no entanto, ainda tem uma missão a cumprir, e conforme orientações dadas por Enrico durante um breve encontro, ela segue para a mansão localizada no meio da floresta, onde deverá se reunir com seus colegas de equipe.
Ao chegar na mansão, Rebecca não encontra seus companheiros, e acaba adormecendo em um dos quartos da casa de hóspedes. Após um pesadelo, ela acorda e vê Richard Aiken diante dela. Os dois, então, seguem juntos para a mansão, em busca dos outros membros do Bravo, e no caminho eles enfrentam zumbis e outras criaturas.
Após uma batalha árdua contra a Yawn, uma cobra gigante, Rebecca e Richard são encontrados pela equipe Alpha. Richard infelizmente havia sido mordido pela cobra e fora envenenado. Após a morte de Richard, Rebecca se une a Chris Redfield para fugir de mais um pesadelo.
Rebecca sobrevive ao caso da mansão e volta à Raccoon City com seus companheiros. Por ser a única participante do Bravo a escapar com vida do caso que ficou conhecido como Incidente da Mansão, ela é “promovida” à equipe Alpha. Mas logo em seguida, sendo desacreditados pela polícia local e população, ao contarem a verdade sobre a Umbrella, os S.T.A.R.S. são desfeitos e os membros são suspensos de seus cargos. Em algum momento, Rebecca deixa Raccoon City, e eventualmente decide lutar contra as bioarmas usando o que aprendeu em sua formação: dentro de um laboratório, fazendo pesquisas.
Com a fundação da organização BSAA, após o fim da Umbrella, Rebecca se torna uma consultora biomédica da organização, e vem trabalhando para eles desde então.
Em 2005, Rebecca participa de uma operação em um atentado bioterrorista no Minnesota, onde conhece Tyler Howard. Depois da missão, Tyler é convidado pelo governo americano a integrar o serviço secreto, mas precisa ser declarado morto para isto. Rebecca descobre que o pai de Tyler, Liam Howard, é um pesquisador que esteve envolvido com a Umbrella antes de sua falência, e passa a rastreá-lo, descobrindo que ele está trabalhando com pesquisas na Universidade Philosophy, na Austrália. Assim, ela se infiltra na universidade como professora substituta. A situação se complica quando alunos começam a desaparecer no campus, mas o reitor Ezra Sennett paga propinas à polícia, para que investigassem o caso sem causar alardes que pudessem manchar a reputação da instituição.
Em 12 de Agosto de 2010, zumbis começam a invadir o campus, depois que a pesquisa do pesquisador Liam vaza. Com o campus mergulhado em caos, Rebecca pede a ajuda da BSAA, que envia os agentes Chris Redfield, Piers Nivans e Sophie Home (membro da divisão australiana da BSAA) para conter a ameaça. Ela conta a eles suas suspeitas sobre Howard para Chris, e seguem para o laboratório do professor, onde encontram as evidências que o ligam à Umbrella.
Barrington Mayer, policial de Philosophy a cargo de investigar os desaparecimentos, teme deixar de receber a propina paga pelo reitor se a BSAA vazar o caso, então sequestra Rebecca e o professor. Liam conta à jovem que o seu objetivo com o T-Virus era o de trazer seu filho de volta à vida, mas sem o seu DNA seria impossível. Então, ele planejava resetar o mundo, e para isto procurou o reitor Ezra, que aprovava suas intenções de fazer as pessoas atingirem o ápice da inteligência com o uso do vírus. A partir da administração de genes de um fóssil irlandês no T-Virus, o professor conseguira criar o vírus ideal, e ele utilizava a aluna prodígio Mary Grey como cobaia. Com isso, Howard se tornara uma figura paterna para ela. Mary tinha uma doença incurável no sangue, e o vírus a mantinha viva.
Tyler acaba tendo que matar o próprio pai, quando este se injeta com o vírus e se transforma em um monstro. Mary também se mostra como uma ameaça e lamenta a morte de Liam, transformando-se em seguida em uma imensa criatura com tentáculos. Chris e Piers derrotam o monstro com um lança-foguetes e, com o fim do caso, se despedem de Rebecca, Tyler e Sophie.
Em 2014, ataques terroristas causados por um traficante de armas, Glenn Arias, fazem com que ela e seus colegas de trabalho da Universidade de Chicago precisem desenvolver urgentemente uma vacina, para conter a ameaça. Um atentado acontece dentro da universidade, e Rebecca é a única sobrevivente. Ao sentir os efeitos do vírus, ela se injeta com a vacina, antes que também se torne uma morta-viva. Chris Redfield aparece com um esquadrão da BSAA, e a salva antes de ser devorada pelas hordas de zumbis do local.
Enquanto estudava o vírus, Rebecca descobriu que ele possuía traços do parasita Las Plagas. Por causa disto, ela e Chris decidem procurar Leon S. Kennedy. Rebecca retira uma amostra de seu sangue e entrega a eles, pedindo que, se algo acontecer a ela, que levem a um laboratório o mais rápido possível. Pouco depois, a jovem é sequestrada por Maria, a mando de Glenn Arias, e cabe a Leon e Chris, além de encontrá-la, impedir um imenso atentado em Nova York com o Animality Virus (ou A-Virus).
Rebecca desperta em uma espécie de salão decorado, vestida com um belo vestido branco de noiva. Glenn está diante dela, e conta o que o motiva a fazer vingança com o atentado em NY: o governo americano havia enviado uma bomba em seu casamento, e sua esposa Sarah, além de outros convidados, não sobreviveram. Pela semelhança de Rebecca com Sarah, ele pretende reencenar o casamento, agora com Rebecca no lugar de Sarah. A jovem resiste, e ele manda levá-la a um centro cirúrgico, onde Rebecca é infectada com uma amostra ainda mais poderosa do A-Virus.
Não demora para Rebecca começar a sofrer com a ação do vírus em seu organismo, e sua transformação estava com os minutos contados. Mas, quando está prestes a virar mais um zumbi a ser comandado por Arias, Chris consegue salvá-la, enquanto Leon e membros da BSAA lidam com Glenn e Diego. Chris a cura com o antivírus do A-Virus em forma gasosa, encontrado no esconderijo de Glenn. Em seguida, a ameaça na cidade de Nova York também é contida e revertida pela BSAA.