Com a chegada de Resident Evil 4 Remake, a comunidade de fãs passou a comentar muito sobre o “novo canon” da franquia, a partir de um detalhe curioso: a origem da “faca” de Leon S. Kennedy, que já vem com o personagem desde o início do jogo.
Ao examinar o objeto no inventário, recebemos a informação de que Leon a carrega “desde os eventos de Raccoon City“, quando ele a obteve. E, de acordo com os produtores do jogo, e como já era de se esperar, os eventos da reimaginação de Resident Evil 4 seguem os acontecimentos de Resident Evil 2 Remake, lançado em 2019.
Anteriormente, o diretor da reimaginação de Resident Evil 2, Kazunori Kadoi, havia revelado que não havia necessariamente uma conexão entre as primeiras e segundas jornadas intercaladas dos personagens. Ou seja, a jornada Leon 1st não se intercalava com a jornada Claire 2nd, e vice-versa. Isto vai na contramão do RE2 de 1998, cuja ordem correta e que corresponde com eventos seguintes da franquia é Claire A e Leon B. Enquanto isso, a ordem “Leon A e Claire B” seria uma história paralela.
No entanto, agora, com esta revelação sobre a faca de Leon, obrigatoriamente precisamos concluir que foi ele quem encontrou o Marvin Branagh, já que é dele que se recebe a faca. Consequentemente, o cenário de Claire Redfield seria o secundário, e, com isto, poderíamos forçar um pouco que uma ordem correta para o Resident Evil 2 Remake seria a das jornadas Leon 1st e Claire 2nd, apesar das várias inconsistências entre os cenários. E, se achar ainda mais fácil, é só considerar o Leon 1st como o único cenário “canon”, junto com o final completo da 2ª jornada, pra evitar a sua cabeça de explodir!