Resident Evil 6 é um divisor na franquia, mas de opiniões. Ele traz a história mais dramática de toda a série, adotando o estilo “Dramatic Horror”, enquanto sua gameplay traz uma ação desenfreada. Desenfreada até demais, diga-se de passagem.
O jogo é constituído de três histórias interligadas, e cada uma tem a sua própria dupla de protagonistas. O agente especial do governo dos EUA, Leon S. Kennedy, faz dupla com a também agente Helena Harper. Os dois são considerados culpados pela morte do Presidente dos Estados Unidos, vítima de um ataque bioterrorista. Sendo assim, precisam provar sua inocência. A trama dos dois se passa na cidade de Tall Oaks, onde a maior parte da população se transformou em zumbis.
Enquanto isso, em missão na cidade de Lanshiang, na China, Chris Redfield se une ao companheiro da BSAA, Piers Nivans. Os dois devem enfrentar uma nova ameaça bioterrorista, enquanto Chris enfrenta os seus demônios internos. Nivans é considerado o melhor atirador de elite da organização, e é também o braço direito de Chris, por quem tem imensa admiração. Cabe a ele, portanto, evitar que o passado traumático de seu capitão seja um obstáculo em cumprir a sua missão com responsabilidade.
A terceira história une Jake Muller, filho do infame Albert Wesker, e Sherry Birkin, a filha dos importantes ex-cientistas da Umbrella, William e Annette. Sherry vive em um programa de proteção do governo desde sua sobrevivência em Raccoon City, em 1998, e recentemente se tornou uma agente. Sua missão é a de proteger Jake, cujo sangue é importantíssimo, e pode ser a cura para o o vírus usado em recentes ataques bioterroristas. Na época, os produtores do jogo se referiram à dupla como “herdeiros de Resident Evil”, por causa de suas ligações com personagens clássicos da série.
E por último, mas não menos importante, quem também acaba envolvida em toda essa trama é Ada Wong. A espiã, que viu de perto o colapso de Raccoon City, em 1998, sabe muito bem do que as pessoas poderosas, que controlam não só o país, mas também o mundo, são capazes de fazer para esconder seus segredos sombrios.
Um novo vírus, o C-Virus, é agora o vetor da criação de zumbis com a capacidade de correr, saltar nos personagens e até usar armas. As criaturas se formam dentro de uma espécie de casulo (crisálida), onde dentro dele passam por uma metamorfose. Esses são os “J’avo”, um novo inimigo presente no jogo, que ainda possui a habilidade de se regenerar quando feridos. Além disso, quando sofrem muitos danos em uma área em particular, podem fazer com que a parte do corpo afetada sofra mutações imprevisíveis.
Resident Evil 6 esteve em desenvolvimento por mais de dois anos após o lançamento de Resident Evil 5. O modo cooperativo está de volta, e é possível jogá-lo tanto online quanto offline, com um novo sistema de tela dividida, passível de configuração. Com campanhas envolventes, muita ação, e estilos distintos de jogabilidade, RE6 apresenta um mundo em colapso, onde o bioterrorismo tomou proporções catastróficas e a desesperança assola a população mundial.
Datas de Lançamento:
- Resident Evil 6 – Playstation 3: 02-04 de Outubro de 2012 (US)
- Resident Evil 6 – Xbox 360: 02-04 de Outubro de 2012 (US/JP)
- Resident Evil 6 – PC: 22 de Março de 2013 (US e JP)
- Resident Evil 6 – PS4, Xbox One: 29 de Março de 2016 (US e JP)
- Resident Evil 6 – Switch: Outubro de 2019 (US e JP)