Resident Evil: Shattered Memoirs foi um conteúdo promocional divulgado na época do lançamento de Resident Evil: The Darkside Chronicles para o Nintendo Wii. Ele traz informações sobre os capítulos, personagens e jogabilidade, além de uma entrevista com o produtor Masachika Kawata.
Operação Javier, 2002
O membro da agência ultrassecreta do governo, Leon S. Kennedy, inicia sua primeira missão com Jack Krauser, um agente das Forças Especiais dos EUA. Eles são enviados para um pequeno país na América do Sul em busca de Javier Hidalgo, líder das Serpentes Sagradas, uma organização vil que faz parte do submundo local. Evidências apontam para seu envolvimento com drogas, tráfico de órgãos e outras atividades ilegais. Javier está desaparecido desde um possível encontro com um pesquisador americano da Umbrella.
Umbrella… A corporação farmacêutica que liberou o T-Virus se desfez após o incidente na cidade de Raccoon há seis anos. Faz anos desde que qualquer incidente envolvendo B.O.W.s (Armas Biológicas) foi relatado.
Assim que Leon e Jack chegam à vila indicada, uma notícia de rádio sobre o recente rapto de 50 garotas adolescentes começa a tocar. As ruas parecem vazias, mas os moradores logo surgem, e todos eles são zumbis. Leon e Jack encontram seu guia regional, mas ele está em condição crítica. Antes de morrer, ele diz a eles sobre uma garota que escapou da mansão de Javier e dos demônios que ela trouxe para a vila.
Se Leon e Jack esperam chegar até Javier, eles terão que encontrar esta garota. Eles a localizam em uma igreja próxima onde a escutam cantar, uma B.O.W. está ao seu lado. Assim que ela para, a B.O.W. ataca. Os horrores da cidade de Raccoon ressurgem quando Leon mais uma vez fica cara a cara com o terror.
Leon S. Kennedy
“Você deve fazer exatamente o que dissermos, haja o que houver.”
Idade: 25 anos
Sexo: Masculino
Altura: 1,78cm
Peso: 70,2kg
Tipo sanguíneo: A
Arma favorita: Magnum
Leon Scott Kennedy se tornou um membro importante da agência especial ultrassecreta do governo após sobreviver ao incidente na cidade de Raccoon. O ex-membro do Departamento de Polícia de Raccoon só pôde cumprir um dia de trabalho após se formar na academia de polícia. Ainda assim, seu treinamento na academia, junto com suas próprias habilidades naturais de combate, foi suficiente para mantê-lo vivo em seu primeiro encontro com B.O.W.s.
Após os acontecimentos assustadores que ocorreram naquela noite em 1998, a vida de Leon ganhou um novo propósito: localizar e erradicar quaisquer membros restantes da Umbrella como membro de uma agência secreta do governo. Ele se envolveu em uma série de operações secretas, e sua experiência com vítimas e funcionários da Umbrella é frequentemente utilizada pelo governo.
Como membro do governo, o calmo jovem de conversa espontânea se transformou em um indivíduo mais maduro e sério. Ele viu coisas com as quais a maioria das pessoas sequer sonha, e isto começou a se mostrar em sua natureza calada, guiada por missões.
Seu trabalho no governo permitiu que ele ajudasse a impedir operações da Umbrella por todo o mundo. Isto inclui uma ajuda na destruição da restaurada família Ashford ao encaminhar uma mensagem da capturada Claire Redfield para seu irmão, Chris. A mais recente missão de Leon o leva à América do Sul, e os quatro anos em que ele passou sem testemunhar os horrores de uma epidemia zumbi se desfazem em um instante.
Jack Krauser
“Isto cheira como… como um campo de guerra. Sim. Como morte.”
Idade: 26 anos
Sexo: Masculino
Altura: Indisponível
Peso: Indisponível
Tipo sanguíneo: O
Arma favorita: Arma de Flecha
Jack Krauser tem experiência com combate como aparenta. As habilidades do soldado do Comando de Operações especiais dos EUA em batalha são incomparáveis, mesmo dentro da unidade de elite das Forças Especiais. Esta é a razão pela qual o governo dos EUA escolheu Jack como apoio de Leon S. Kennedy para a Operação Javier.
Mesmo com todos os seus anos de treinamento militar, nada podia prepará-lo para esta primeira experiência com B.O.W.s. Antes desta missão, Jack duvidava da existência de zumbis e criaturas infectadas. Tudo isto mudou logo que ele e Leon chegaram à vila sul-americana.
Jack é um soldado dedicado que compreende totalmente os seus superiores e aceita prontamente as missões e ordens dadas a ele. Sua aparição pode fazer alguns pensarem que ele nada mais é do que um rude lobo solitário, mas Jack sabe como trabalhar em equipe, e respeita imensamente os outros que estão envolvidos na missão, assim como ele está.
Lembrança de uma Cidade Perdida, 09/1998
Leon S. Kennedy encontrou pela primeira vez os resultados do vírus da Umbrella na cidade de Raccoon. A pequena cidade era apenas uma mancha no mapa; uma cidade calma no meio-oeste que nunca teve muitos visitantes. Ela era sustentava inteiramente pela corporação farmacêutica Umbrella.
Um dia, rumores de incidentes bizarros ocorrendo em Raccoon começaram a circular. Foram dois meses depois de Leon ouvir pela primeira vez sobre os rumores que ele entrou na cidade. Foi em Setembro de 1998, e este seria seu primeiro e último dia como um policial.
Leon chegou atrasado para seu turno e encontrou a cidade em caos. Zumbis andavam pelas ruas, atacando qualquer coisa com uma determinação feroz. Havia confusão e incerteza. Como ele iria sair dali vivo? Foi quando ele encontrou Claire Redfield, outra sobrevivente que estava procurando seu irmão, o membro dos S.T.A.R.S. Chris Redfield. Uma equipe improvável se formou quando os dois se empenharam em sobreviver ao pesadelo pelo qual estavam passando.
Leon os guiou até o Departamento de Polícia de Raccoon, mas aquilo estava longe de ser o paraíso seguro que eles imaginavam. Eles encontraram apenas mais horror e devastação. A única sobrevivente na delegacia era uma garotinha, e Leon e Claire estavam determinados em ajudá-la a escapar daquela loucura. Mas a garota estava mais envolvida do que qualquer um podia imaginar; junto com ela estavam os segredos da epidemia zumbi.
Leon S. Kennedy
“Não posso fazer isto sozinho.”
Idade: 21 anos
Sexo: Masculino
Altura: 1,78cm
Peso: 70,2kg
Tipo sanguíneo: A
Arma favorita: Espingarda
Leon S. Kennedy, um policial recém-formado na academia, sempre teve um forte senso de justiça. Apesar de não ter experiência real em campo, sua energia e paixão em proteger os outros fazem dele uma grande promessa. Após sua graduação, ele pediu para ser transferido para a cidade de Raccoon após ouvir rumores de assassinatos bizarros na cidade e nas proximidades.
Em seu primeiro dia em ofício, o policial novato cometeu um erro inocente e dormiu demais. Leon não chegou a Raccoon até o pôr-do-sol. O que ele viu foi uma cena do inferno. O novato imediatamente encontrou uma horda de zumbis prontos para se alimentar de sua carne. Seu treinamento não o havia preparado para algo deste tipo, mesmo assim ele puxou sua arma e atirou.
Não há muita coisa além de uma horda de cadáveres ambulantes que possam assustar Leon. Mas este é um de seus pontos fortes. Apesar de mal ter completado 21 anos, o controle e as habilidades de combate de Leon são como as de alguém muito mais velho e com mais experiência. Ele sabe lidar facilmente com uma grande variedade de armas, e não tem medo de se colocar no meio do perigo para proteger alguém. Ele faz de tudo para
proteger os outros, mas não consegue evitar ficar irritado quando não seguem suas ordens que ele acha que são melhores para todos.
Claire Redfield
“Não somos os únicos que continuamos vivos, somos?”
Idade: 19 anos
Sexo: Feminino
Altura: 1,69cm
Peso: 52,4kg
Tipo sanguíneo: O
Arma favorita: Arco
Apenas dois meses antes de sua jornada até a cidade de Raccoon, Claire Redfield era uma universitária comum cheia de energia com um amor por motocicletas. Assim que adentrou os limites da cidade, ela disse adeus à sua existência normal. As ruas estavam cheias de zumbis e Claire pôde rapidamente ver no que estava se metendo, mas não podia desistir.
A razão de sua viagem foi para investigar o desaparecimento de seu irmão, Chris Redfield. Ele era um membro da unidade das Forças Especiais, conhecida como S.T.A.R.S. e estava sumido fazia dois meses de muita preocupação. Claire amava e respeitava seu irmão; então, sua investigação neste desaparecimento era natural.
Apesar de ser um civil, Claire é muito habilidosa com faca de combate, armas de fogo e arrombamentos. Seu irmão havia lhe ensinado tudo o que ela sabia e sempre a corrigia sobre a técnica e o uso certo de uma variedade de armas. Sua faca, uma lâmina padrão dos S.T.A.R.S., também foi um presente de Chris.
Ela tem uma suave queda por crianças e família, vinda de sua relação próxima com seu próprio irmão. E assim como Chris, Claire é geniosa, ambiciosa e determinada a completar seus objetivos.
Jogo do Esquecimento, 12/1998
A Família Ashford é uma família de aristocratas ricos e gananciosos que contribuiu na fundação da Corporação Umbrella. A família foi pioneira no projeto do vírus Veronica*, uma misteriosa criação que nunca chegou a ser finalizada após o desaparecimento do líder do projeto, Alexander Ashford, e da morte de sua jovem e promissora filha, Alexia. Nos 15 anos seguintes, a família Ashford perdeu sua linhagem e domínio enquanto a corrupta Umbrella subia no poder. O irmão de Alexia, Alfred, foi o último da linhagem Ashford, e foi rebaixado a um mero supervisor de um complexo particular de detenção nos Mares ao Sul. Lá ele estava sozinho, reinando sobre a Ilha Rockfort e se divertindo em usar os prisioneiros como seus brinquedos.
Claire Redfield foi mandada para esta ilha terrível após ser capturada enquanto procurava por pistas sobre seu irmão desaparecido em um complexo da Umbrella na Europa. Ela estava há pouco tempo em Rockfort antes de o caos começar. Um ataque aéreo destruiu o complexo imenso de pesquisas e o centro de detenção, destruindo muitos de seus habitantes e liberando zumbis do T-Virus.
Outro prisioneiro, Steve Burnside, também sobrevive ao ataque e está perdido em meio às hordas de mortos vivos. Ele se une a Claire e juntos eles seguem pela ilha, correndo atrás de sua fuga e lutando para evitar os horrores que o último Ashford restante tem guardados para eles.
Claire Redfield
“Olha… Você tem duas opções aqui, matar ou morrer. Você escolhe.”
Idade: 19 anos
Sexo: Feminino
Altura: 1,69cm
Peso: 52,4kg
Tipo sanguíneo: O
Arma favorita: Lança-Granadas
Já faz três meses desde que Claire Redfield deixou a cidade de Raccoon. Desde então, ela continuou sua busca por seu irmão, Chris. Ela conseguiu encontrar o diário de Chris em Raccoon e isto a levou ao complexo de pesquisas da Umbrella em Paris. Lá, ela foi capturada apesar de todos os seus esforços, e mandada para a Ilha Rockfort.
Após um súbito ataque aéreo, Claire conseguiu escapar de sua cela. No entanto, não era o resgate que ela esperava. Os horrores de Raccoon enchiam as ruas. Zumbis do T-Virus estavam em todos os cantos. Ela iria precisar de ajuda para sobreviver e a encontrou quando conheceu o prisioneiro Steve Burnside.
Claire amadureceu levemente nos três meses após o incidente da cidade de Raccoon. Ela adquiriu mais experiência em combate e assumiu um papel mais forte de liderança. Seu irmão ainda está em sua mente, mas ela está disposta a parar momentaneamente se isto significar enfrentar a Umbrella. Ela viu em primeira mão o resultado dos vírus, mas desta vez ela também tem que lutar contra os pensamentos inimagináveis de um homem maluco.
Steve Burnside
“Ótimo, agora eu tenho que lidar com o poder feminino acima de tudo.”
Idade: 17 anos
Sexo: Masculino
Altura: 1,73cm
Peso: 67,5kg
Tipo sanguíneo: AB
Arma favorita: Submetralhadoras
Steve Burnside, prisioneiro 0267 de Rockfort, foi mandado para o complexo de detenção da ilha meses antes de Claire Redfield. Seu crime foi ser filho de um traidor da Umbrella, e por isto ele foi condenado a dividir o mesmo destino de seu pai. Steve é um jovem ressentido e rebelde, querendo apenas ser livre para viver sua própria vida, sozinho.
Steve passou seus dias de confinamento em uma depressão crescente, perdendo sua juventude em uma ilha solitária. Quando o caos tomou Rockfort, Steve estava preparado para usar a confusão para fugir. Ele deveria ter suspeitado de que haveria alguma dificuldade, mas uma horda de zumbis estava além de seus cálculos. Ele estava confuso e irritado. Foi quando conheceu outra prisioneira, Claire.
Steve é arrogante e negligente. Tem suas próprias ideias, seu próprio modo de pensar e seu próprio modo de justiça, e fica irritado de ouvir outra pessoa. Mas ele ainda continua com Claire já que ela sabe o que está acontecendo. Apesar de suas personalidades discordarem frequentemente no começo de sua parceria, eles continuam juntos. No final das contas, Steve é um garoto de bom coração que foi maltratado e estava carente de amor e afeição.
*ERRATA: Na verdade, Alexander foi o responsável pelo Projeto Código Veronica, que foi bem sucedido com o nascimento dos gêmeos, Alfred e Alexia. A pessoa responsável pelo vírus Veronica foi Alexia Ashford.
A Escuridão Dentro de Nós
Nosso maior erro como humanos é pensar que somente homens maus fazem o mau. Dentro de todos nós, pairando sob a superfície, reside o lado negro: o potencial de nos tornarmos o que estamos combatendo. Isto nos assusta, alimentado por visões que você gostaria que nunca tivessem passado por seus olhos, ações que você gostaria que nunca tivessem sido tomadas, e memórias que você gostaria que nunca tivessem se despedaçado em milhares de pedacinhos.
Mas as memórias ficam, e apesar de estarem sempre lá, esperando, espreitando sua sanidade, estas mesmas memórias são o que o salvará do fim. Lembre-se das lições do passado e do horror que aconteceu na Cidade de Raccoon, na Prisão de Rockfort e na Antártida. Elas são as únicas pistas que você tem para sobreviver ao terror familiar que você encontrará mais uma vez, desta vez em uma pequena vila na América do Sul.
Durante o percurso de suas jornadas, você lutará para sobreviver por três memórias: “Operation Javier”, onde você começa na América do Sul, “Memories of a Lost City”, onde você relembra os eventos que ocorreram em Raccoon durante Resident Evil 2, e “Game of Oblivion”, onde a história de Claire Redfield e Steve Burnside é revelada através de Code: Veronica. Após progredir pelo primeiro capítulo de “Operation Javier”, habilita-se o “Memories of a Lost City”. Depois de relembrar o passado, você retorna ao “Operation Javier” rapidamente antes de seguir para o “Game of Oblivion”. Após as lições do passado serem absorvidas, os estágios finais de “Operation Javier” começam.
Lembranças que têm um novo capítulo disponível estarão marcadas com um ícone de “NOVO” dentro do Menu de Lembranças. Todos os capítulos terminados podem ser revisitados para mais compreensão e reflexão. Após selecionar um capítulo, você é autorizado a organizar seu inventário de armas antes de começar. Na primeira vez que você selecionar uma lembrança, poderá escolher entre se tornar um dos dois personagens. Escolha com sabedoria; você não poderá trocar seu personagem até escolher por repetir um capítulo.
Apesar de as lembranças do passado poderem ser difíceis de suportar, você não deve voltar atrás. Boa sorte.
Jogabilidade:
Informação da Arma
A contagem de munição de sua arma atual, assim como a quantidade de tiros na arma, é mostrada no topo esquerdo da tela, embaixo da energia de seu personagem. Se estiver jogando cooperativamente, A informação da arma do segundo jogador é mostrada no topo direito, diretamente embaixo da energia de seu personagem. Quando um pente de arma fica sem munição, você deve recarregar. O tempo de carregamento varia de arma para arma. Tenha certeza de se dar tempo suficiente para recarregar totalmente seu pente.
Informação e Pontuação do Personagem
A informação do personagem é mostrada nos topos direito e esquerdo da tela. O nome e barra de energia de ambos os personagens são mostrados mesmo se houver apenas um jogador. No modo de um jogador, você ainda é responsável pela energia dos dois personagens; eles não usarão itens de cura sozinhos. Cuide deles para garantir que eles continuem cuidando de você.
Retículo
O retículo é o sistema de mira de sua arma e corresponde diretamente ao movimento de seu Wii Remote ou Wii Zapper. Quando o retículo é movimentado para um alvo que pode ser morto, ele muda de vermelho e branco para todo branco. Ele muda mais quando colocado sobre o ponto fraco do alvo ao diminuir levemente e piscar brilhantemente. Há vezes em que você deve não usar a sua arma. Neste momento, seu retículo é substituído por um símbolo de X para indicar esta mudança.
Itens
Itens encontrados no cenário são mais iluminados do que outros objetos e tem um brilho maior. O dinheiro é coletado automaticamente, mas outros objetos, como arquivos, armas, ervas e sprays de primeiros-socorros devem ser coletados manualmente. Quando ervas são usadas, as margens da tela ficam verdes, o que indica a recuperação.
Tiroteio
Sem armas, você nada mais é do que uma fonte de comida para os zumbis que perambulam pelos locais infectados. Conhecer suas armas e como usá-las é uma alta prioridade. Há um total de sete armas recarregáveis que você adquire pelo jogo. Para recarregar, balance o Wii Remote de um lado para o outro, ou balance o Nunchuk quando estiver usando o Wii Zapper.
O retículo para cada arma é o mesmo, apesar de algumas armas poderem mirar os pontos fracos dos inimigos mais facilmente do que outras. Explore a precisão de mira de cada arma para determinar qual usar para força e qual usar para destreza. Para aqueles que jogarem na dificuldade Fácil, você consegue fechar a mira automática nos inimigos apertando o A e mirando bem perto.
Mudar seu armamento é crucial durante batalhas importantes. Aprender a balancear os disparos e saber quando é melhor trocar as armas em vez de recarregar é a diferença entre um sobrevivente experiente contra B.O.W. e um novo recruta. Para trocar sua arma. Use o direcional ou o analógico do controle, ou apenas o analógico quando estiver usando o Wii Zapper. Se desejar usar uma arma que não tiver sido colocada em seu arsenal no começo do capítulo, abra o Menu de Pausa pressionando o botão 1, e então selecione Status. Lá, você pode colocar o arsenal desejado e então retornar ao jogo.
Cada arma tem estatísticas iniciais que podem ser aumentadas antes e depois de cada capítulo no Menu de Customização. Há cinco características alteráveis: Força, Taxa de Tiro, Velocidade de Carregamento, e Poder de Parada. Cada melhoria exige certa quantidade de dinheiro, que é mostrado do lado da melhoria. Quando uma característica não pode mais ser melhorada, “MAX” é mostrado ao lado da opção.
Faca
Sua faca de combate é uma importante arma de sobrevivência que é boa em combates de curto alcance e em derrubar vários inimigos menores ao mesmo tempo. Para usar sua faca, segure o botão A e balance o Wii Remote, ou segure o Botão Z e balance o Nunchuk se estiver usando o Wii Zapper. Esta arma indispensável pode ser usada horizontal, vertical ou diagonalmente.
Ações de Contexto
Em certos momentos fundamentais, tiros normais não são suficientes. Muitos chefes e incidentes importantes exigem movimento preciso. É onde entram as ações de contexto. Estes comandos rápidos de botão aparecem na tela durante momentos importantes. Pressionar os botões mostrados resulta em uma ação de contexto bem sucedida, que pode ser um ataque especial, contenção, esquiva ou outro movimento importante. Errar os comandos de botão geralmente resulta em perda de energia.
Ações de contexto estão divididas em três tipos: Ações Especiais, Comandos de Ação e Contenção. Ações Especiais ocorrem em situação de não-combate. Eles permitem que você desempenhe uma ação especial ou mude seu curso. Por exemplo, você é ocasionalmente apresentado à escolha de tomar um rumo ou outro. Você deve usar uma Ação Especial para tomar uma decisão.
Comandos de Ação acontecem durante uma luta – geralmente contra um chefe – e aparecem de repente quando um inimigo está segurando você ou prestes a dar um ataque mortal. Perder os botões na tela pode ser muito prejudicial, então tome cuidado para não perder as repentinas ações de contexto.
Ações de Contenção ocorrem quando um zumbi te agarra. Desempenhe a ação assim que o comando aparecer na tela para conter um ataque de zumbi. No entanto, este movimento deve ser confiado completamente. Quanto mais você usa, menos efetivo ele se torna.
Nota e Posição na Conexão Nintendo Wi-Fi
Sobreviver a uma horda de zumbis é uma coisa, mas mostrar sua impressionante pontuação e receber uma nota alta por suas proezas é outra. No final de cada capítulo, você segue para a tela de Resultados, onde recebe uma nota total com base em vários fatores. Estatísticas combinadas do jogo podem ser visualizadas do Menu Principal, embaixo de Pontuação. Muitas estatísticas são usadas para as Notas da Conexão Nintendo Wi-Fi, que lhe permite comparar suas estatísticas e notas com outros jogadores do mundo.
Exploração
Há mais no cenário do que o olho pode ser. Em meio aos objetos comuns estão itens especiais, tanto escondidos como ao ar livre. Armas, Ervas, Spray de Primeiros-Socorros e Itens de Arquivo estão espalhados pelo cenário, em cima de prateleiras, em paredes, ou escondido em vários objetos. Para coletar itens que já estão ao ar livre, selecione-os com o retículo e aperte o Botão A, ou o Botão Z quando estiver usando o Wii Zapper.
Para descobrir itens escondidos, mova o retículo pela sala e procure por objetos que podem ser destruídos. Objetos comuns incluem contêineres, como caixas e vasos, obras de arte, como pinturas e porta-retratos, e estátuas. Atire no objeto e então colete o item revelado. Exploração é especialmente importante para revelar itens fundamentais de arquivo, que te fazem mergulhar mais no universo de Resident Evil. Para visitar os itens de Arquivo coletados, selecione Arquivo no Menu Principal.
Itens e Inventário
Itens encontrados no cenário têm vários propósitos, dos quais todos são cruciais para sua sobrevivência. Os itens de energia te mantém vivo pelo menos mais um pouco, garantindo outra chance de você ver o outro dia. Itens de Arquivo te ajudam a descobrir a verdade por trás de cada evento, com descrições de zumbis, relatórios detalhados de pesquisa, relatos pessoais criteriosos e mais. Alguns Itens de Arquivo são dados ao completar um capítulo, enquanto outros são dados aos que encontram ícones de Arquivo escondidos.
1. Itens de Cura
Itens de cura são soberanos para sobrevivência. Nada supera o poder de salvação do Spray de Primeiros Socorros. Este aerossol rejuvenescedor de cura se usa para revitalizar aqueles à beira da morte. Uma vez em seu inventário, Sprays de Primeiros Socorros são automaticamente usados quando sua energia chega a zero. Além disso, o poder de cura das Ervas é único. Elas podem ser instantaneamente ativadas durante o jogo ao pressionar o botão + e recuperam aproximadamente 50% de sua energia. Ervas também podem ser usadas para curar um parceiro ao acessá-las pelo Menu de Pausa.
2. Personagens
Estes arquivos revelam histórias a fundo sobre os personagens encontrados em sua jornada. Todos, de protagonistas e subordinados de baixo escalão estão disponíveis. Ler estes arquivos te dá um melhor entendimento tanto de amigos quanto de inimigos.
3. Inimigos
Zumbis e seres infectados estão todos coletados aqui, com mais de 60 inimigos no total. Leia a informação sobre os inimigos cuidadosamente, já que pode conter dicas ou conselhos que você possa usar.
4. Itens
Estes itens contêm detalhes sobre itens importantes que você encontrou em muitos cenários. A informação descrita aqui dá uma valiosa pista da história, do uso e/ou importância do item mostrado.
5. Texto
Os relatórios, documentos pessoais e arquivos confidenciais encontrados pelo jogo estão armazenados aqui. Estes escritos te permitem obter um melhor entendimento dos acontecimentos de cada crônica.
6. Filmes
Reveja os filmes que encontrou, e aproveite completamente as cenas de Resident Evil: The Darkside Chronicles.
7. Títulos
Aqui, os títulos que você ganhou de seu jogo são coletados. Estas proezas vão da quantidade de ouro que você coletou para o número de zumbis que matou e mais.
Armamento
As armas que você carrega em seu armamento são o que determinam se você verá outro dia; elas a diferença entre a vida e a morte. Lembre-se de fortalecer cada arma com melhorias compradas em Customizar, e mantenha seu arsenal atualizado. Dê bobeira e a luta para sobreviver às hordas de zumbi se torna mais desesperadora do que nunca.
Handgun (Revólver)
Estatísticas Iniciais: Força: D / Taxa de Tiro: B / Velocidade de Carregamento: B / Capacidade: B / Munição: S / Poder de Parada: D
Esta pequena arma não deve ser julgada por sua aparência. Ela tem uma taxa de pouca força, mas é a arma ideal para tiros na cabeça. O revólver também é a arma para usar quando se quer economizar munição. Sua reserva ilimitada de munição é muito útil ao ver itens no cenário.
Shotgun (Espingarda)
Estatísticas Iniciais: Força: C / Taxa de Tiro: A+ / Velocidade de Carregamento: C / Capacidade: A / Munição: B / Poder de Parada: C
A famosa espingarda é um item essencial na luta pela sobrevivência contra zumbis. Os tiros poderosos desta arma podem arrancar carne poder com extrema eficiência; remover zumbis de tamanho médio com um tiro. A espingarda é mais efetiva de perto.
Magnum
Estatísticas Iniciais: Força: A / Taxa de Tiro: C / Velocidade de Carregamento: C / Capacidade: C / Munição: C / Poder de Parada: D
A Magnum tem excelente poder de fogo, mas carrega muito poucas balas. Aparece com menos frequência no campo de batalha, então a munição é mais difícil de aparecer. Para sua força, as capacidades de parada são surpreendentemente baixas; assegure-se em equilibrar esta arma com uma contendo mais poder de parada, como a espingarda.
Grenade Launcher (Lançador de Granadas)
Estatísticas Iniciais: Força: A / Taxa de Tiro: C / Velocidade de Carregamento: C / Capacidade: D+ / Munição: B / Poder de Parada: A
O lançador de granadas dispara munições explosivas que fazem uma parábola. É muito efetivo em abrir espaços estreitos com zumbis em fila, e poder derrubar uma multidão de alvos menores com um tiro.
Submachine Gun (Submetralhadora)
Estatísticas Iniciais: Força: C / Taxa de Tiro: A+ / Velocidade de Carregamento: C / Capacidade: A / Munição: B / Poder de Parada: C
O fogo rápido da submetralhadora é perfeito para disparar fogo contra alvos enquanto corre, e é especialmente efetiva quando você deve mirar rapidamente zumbis menores. O dano causado por cada bala não é alto, mas juntas, a linha de fogo é efetiva.
Bowgun (Arco)
Estatísticas Iniciais: Força: C / Taxa de Tiro: A / Velocidade de Carregamento: B / Capacidade: B / Munição: B / Poder de Parada: C
As flechas de disparo rápido do arco de alta velocidade penetram alvos zumbis e continuam em sua carne, decorando suas peles. Esta arma é uma típica favorita entre muitos fãs de Resident Evil.
Rocket Launcher (Lança-Mísseis)
Estatísticas Iniciais: Força: A+ / Taxa de Tiro: D / Velocidade de Carregamento: D / Capacidade: D / Munição: C / Poder de Parada: S
Não há mais forte do que o lança-mísseis. Entretanto, ele é lento para recarregar. Apesar da força de seu tiro poder ser viciante, deve-se usá-lo esporadicamente. Alguns zumbis só podem ser eliminados com esta arma impressionante.
Granada
Estatísticas Iniciais: Força: B+ / Taxa de Tiro: D / Velocidade de Carregamento: D / Capacidade: D / Munição: S / Poder de Parada: B
Granadas são aparatos poderosos de explosão que se pode usar em sequência. Seu raio de dano é bem alto, e se pode atingir vários alvos zumbis com uma explosão.
Masachika Kawata: Criando o Darkside Chronicles
P. Resident Evil: The Darkside Chronicles é focado primeiramente nas histórias de Leon S. Kennedy e Claire Redfield antes de Resident Evil 4. O que você decidir escolher estas partes da história de Resident Evil?
R. Estes protagonistas são muito populares entre os fãs. Havia uma ideia inicial de incorporar novos episódios que não puderam ser mostrados em Umbrella Chronicles, mas as tramas de Resident Evil 2 e Code Veronica são realmente ótimas e receberam muito retorno positivo dos usuários. Dito isto, quando surgiu o plano para a sequência de Umbrella Chronicles, todos nós sabíamos que Leon e Claire seriam as estrelas do espetáculo.
P. Uma história completamente nova se revelou com Operação Javier, que foca na primeira missão de Leon e Jack Krauser. Qual foi a inspiração por trás desta nova história? Qual foi seu motivo para incluir esta experiência?
R. Ao considerar pela primeira vez o tema “lado negro”, eu discuti com a equipe de desenvolvimento a ideia de cavar fundo na mente humana com a trama. Por exemplo, o jogo começa em uma sociedade onde a violência dominou a mente humana. Apesar de a história ser muito mais profunda do que eu posso contar agora, você verá o lado mais negro de muitos dos personagens vir à tona enquanto joga.
P. Das histórias apresentadas em Resident Evil: The Darkside Chronicles, você tem uma favorita?
R. Eu me sinto emocionalmente ligado às três, então é muito difícil nomear uma favorita – as três são minhas favoritas!
P. Para criar uma nova experiência de jogo, um pouco da jogabilidade e das cenas das partes de Resident Evil 2 e Resident Evil Code: Veronica no jogo foram retrabalhadas e atualizadas para Resident Evil: The Darkside Chronicles. Como foi sua experiência reimaginando estes jogos clássicos?
R. Em termos de quantidade de trabalho, é praticamente a mesma coisa de fazer um jogo do zero. Os gráficos são novos e a equipe que participou da produção original compôs a música. Nós também usamos gravações de orquestra ao vivo desta vez. Em termos de a equipe e todos seguirem o mesmo rumo e entenderem a direção do produto, nós conseguimos fazer bem rápido. A equipe tem dedicação aos fãs de Resident Evil, então apesar de a produção ser desafiadora às vezes, nós nos divertimos muito no processo!
P. O movimento de câmera em Resident Evil: The Darkside Chronicles imita realisticamente o movimento da visão do personagem. Como fizeram isso?
R. Nós na verdade usamos uma câmera para imitar o movimento e criar uma experiência mais realista. A equipe trabalhou na animação a partir deste ponto. Nós consideramos incorporar uma ferramenta que gerasse movimento de balanço de câmera. Mas no fim, o
animador gastou muito tempo e se esforçou muito em trabalhar cada uma para tornar o efeito mais realista.
P. Nos Itens de Arquivo do jogo, há mais de 60 perfis diferentes de inimigos que se pode coletar. De todos estes inimigos, quais são os seus favoritos?
R. Pessoalmente, eu gosto mais de zumbis do que de B.O.W.. Acho que todo mundo ama zumbis… (risos)
P. O armamento pode ser extensivamente customizado e é impressionantemente variado. Em compensação, os itens de recuperação estão mais simples. Qual foi a linha de raciocínio por trás da profunda customização de arma e os itens de recuperação simplificados?
R. Foi um passo natural para o desenvolvimento da série. Eu também tive que considerar equilibrar a característica do jogo com controles simples e convenientes no Wii. Acho que tudo ficou muito bom no fim.
P. De todas as armas disponíveis em Resident Evil: The Darkside Chronicles, qual é a sua arma favorita?
R. Eu amo o lança-mísseis que você usa no fim do cenário “Lembrança de uma Cidade Perdida”. É uma sensação muito boa quando se atira. Também é divertido encher os zumbis com flechas do arco. Mas, definitivamente, o revólver consegue ser o melhor, já que você pode mirar diretamente nas cabeças dos zumbis para estourar a cabeça.
P. Ações de contexto são uma parte importante de combate, especialmente durante lutas contra chefes. Qual foi sua motivação por trás da inclusão e importância de ações de contexto?
R. Foi o mesmo conceito que usamos quando trabalhamos no Umbrella [Chronicles]. Nosso objetivo era construir um sistema de jogabilidade simples e acessível, mas não um jogo simples. Neste sentido, acho que o jogo contém muitos elementos para curtir. Eu espero que vocês gostem.