Ano de nascimento: 1958 (não confirmado)
Tipo sanguíneo: AB
Altura: Desconhecida.
Peso: Desconhecido.
Aparições em títulos da série:
- Biohazard / Resident Evil 2 (1998)
- Biohazard / Resident Evil: The Darkside Chronicles (2009)
- Biohazard RE:2 / Resident Evil 2 (2019)
- Biohazard RE:3 / Resident Evil 3 (2020)
Biografia e Participação na Série:
Robert Kendo, homem de origem americano-asiática, é o dono de uma loja de armas em Raccoon, a Kendo Gun Shop, que fica próxima à delegacia da cidade. Por causa de seu ofício, ele tinha uma grande amizade com Barry Burton, o especialista em armamento do esquadrão S.T.A.R.S., e os dois costumavam até pescar juntos, sendo a pescaria o hobby de Robert.
Seu irmão mais velho, Joe, foi o responsável pela criação da arma “Samurai Edge”, um revólver M92F personalizado apenas para membros do S.T.A.R.S.. A principal patrocinadora da força-tarefa especial do R.P.D. era, ironicamente, a Corporação Umbrella, principal responsável pela destruição da cidade, e com as altas quantias que doavam para, de acordo com eles, proteger a população da violência, Joe teve recursos mais do que suficientes para uma customização de alto desempenho.
Durante o ápice da epidemia do T-Virus em Raccoon, ele começou a distribuir as armas da loja para a população, para que tivessem a chance de se defender dos zumbis e das demais mutações criadas pelo vírus. O plano de Robert era o de fugir para a cidade vizinha de StoneVille e se refugiar por lá, assim que tivesse uma oportunidade. Porém, refugiado dentro de sua loja com as poucas armas que restara, o local acabou sendo invadido por zumbis, que o atacaram e devoraram sua carne.
Antes de morrer, ele deixou um bilhete para Barry, dizendo que estaria em StoneVille e para que ele fosse encontrá-lo lá. Os recém-chegados a Raccoon, Leon S. Kennedy e Claire Redfield, são tecnicamente os últimos a vê-lo com vida.
A Reimaginação dos Eventos de Resident Evil 2:
Na reimaginação dos eventos de Resident Evil 2, Robert Kendo estava mantendo sua filha Emma Kendo protegida em um quarto improvisado dentro de sua loja, a Kendo Gun Shop, nas proximidades do R.P.D., a delegacia de Raccoon.
Leon S. Kennedy e Ada Wong adentram o local e são surpreendidos por Kendo, munido de uma espingarda, exigindo explicações sobre a tragédia na cidade. Sua filha surge em seguida, mas ela está infectada e em processo de transformação. Ada sugere eliminá-la antes que conclua o processo de zumbificação, mas Kendo a impede e diz que ela era o “anjinho” da família. Emma ainda murmura a palavra “mamãe” e ele diz que a mamãe foi dormir, pois possivelmente também sucumbiu à infecção, e apenas pede à dupla que lhes deem privacidade.
Após a conversa, ele pega Emma no colo e se tranca com ela novamente. Leon e Ada conversam sobre o motivo do rapaz ter entrado para a força policial, e um estrondo dentro do quarto os surpreende por alguns segundos. Fica em aberto o que aconteceu com Kendo, mas o mais provável é ele ter matado Emma após sua transformação e, em seguida, cometido suicídio.
O “What If” de Resident Evil 2 Remake:
O conteúdo extra The Ghost Survivors traz um capítulo com Kendo, onde ele, prestes a se matar após a morte de Emma, teria ouvido um chamado em um rádio, informando que um último helicóptero estaria saindo da cidade. Ao final, Kendo vai até o ponto de extração e vai embora de Raccoon City. No entanto, este conteúdo é considerado pela própria Capcom como “what if” (tradução: “e se?”) e, portanto, não é considerado canônico.