20 anos de Silent Hill 4: The Room!

0
Silent Hill 4: The Room

Silent Hill 4: The Room (サイレントヒル4 ザ・ルーム) completa 20 anos! O quarto capítulo da franquia Silent Hill da Konami foi lançado originalmente em 17 de Junho de 2004 no Japão para PlayStation 2. Posteriormente, o game também chegou ao PC e ao primeiro Xbox (nos lançamentos para o Ocidente, no caso).

A trama gira em torno do protagonista Henry Townshend, aprisionado em seu próprio apartamento, na cidade de South Ashfield. Durante o jogo, Henry passa por eventos estranhos em seu apartamento e acaba se transportando para uma versão distorcida da cidade de Silent Hill, através de estranhos buracos que aparecem em seu apartamento. Durante a sua jornada, ele encontra Eileen Galvin, uma vizinha em seu prédio que compartilha da mesma experiência que a sua. Eileen, aliás, acaba sendo a companhia e a parceira de Henry em diversos momentos do jogo.

Silent Hill 4: The Room teve o seu desenvolvimento pelas mãos dos habilidosos membros do Team Silent, ou seja, a equipe responsável pelos títulos da franquia na época. SH4 contou com nomes como Suguru Murakoshi, na direção (roteirista e “drama diretor” de Silent Hill 2), Hirotaka Ishikawa e na produção (também responsável pela produção de Silent Hill 3). Além disso, não tem como não citar Akira Yamaoka, como sempre, brilhando na trilha sonora.

O jogo introduziu mudanças significativas na série em termos de jogabilidade. Uma das principais foi o uso de ambas as perspectivas de câmera na 1ª e 3ª pessoa. À época, o feedback dos fãs e da mídia especializada foi mista, destacando como pontos positivos a atmosfera e a densa narrativa. No entanto, as mudanças na jogabilidade em um todo foram alvos de algumas críticas.

Ainda assim, Silent Hill 4: The Room entrou para a memória dos fãs como um capítulo icônico na série, graças à sua abordagem única de terror psicológico e sua trama envolvente, o que o coloca na “era de ouro” da franquia de Survival Horror da Konami.

COMPARTILHAR