Personagens | William Birkin

William Birkin

Ano de nascimento: 1962 (não confirmado).
Tipo sanguíneo: O
Altura: 1,78cm
Peso: 66,7kg

Aparições em títulos da série:


Biografia e Participação na Série:

A trajetória de William Birkin na Umbrella começou cedo: com apenas 16 anos, ele já era um dos internos do Centro de Treinamento Executivo conduzido pelo Dr. James Marcus. Com sua inteligência e seu talento acima da média, ele e Albert Wesker eram dois dos candidatos mais promissores aos olhos não só de Marcus, mas também de Ozwell E. Spencer, um dos fundadores da Umbrella e figura mais influente e poderosa da companhia.

Em 1978, após o fechamento do Centro de Treinamento, Birkin e Wesker foram transferidos como pesquisadores-chefe para o Centro de Pesquisas Arklay, localizado no subsolo de uma imensa mansão pertencente a Spencer. Enquanto a pesquisa do T-Virus de Marcus continuava no complexo desativado, o laboratório de Arklay também conduzia a sua própria pesquisa ao vírus.

A principal característica de Birkin é a sua determinação e persistência em obter resultados e ser sempre o melhor, estar sempre em primeiro lugar. Sua confiança foi fortemente abalada em 1981, com a chegada de Alexia Ashford, uma garota prodígio de apenas 10 anos de idade. Birkin, portanto, já não era mais o mais jovem pesquisador da Umbrella. Assim, ele começou a trabalhar dia e noite em suas pesquisas para provar a todos e a si mesmo que Alexia jamais seria melhor do que ele. A “morte” precoce de Alexia, porém, fez com que William voltasse ao seu estado normal.

Em 1988, o jovem pesquisador já estava casado e tinha uma filha, a pequena Sherry Birkin, com dois anos de idade. A pesquisa do T-Virus chegava finalmente ao nível 3. Sem mais avanços nos experimentos realizados em Arklay, a interrupção da pesquisa de James Marcus se transformou em uma exigência. Birkin e Wesker, que nos últimos tempos vinham agindo como “agentes duplos”, ganhando a confiança de Marcus e levando as informações obtidas a Spencer, foram, então, designados à tarefa de assassinar o ex-diretor do Centro de Treinamento. Após a morte de James Marcus, William assumiu sua pesquisa e levou os créditos pela criação do T-Virus. Naquele mesmo ano, Birkin descobriu o G-Virus durante pesquisas com o parasita Nemesis.

Quatro anos depois, o “Plano G-Virus” proposto por Birkin ao quadro de executivos da companhia foi aprovado, e ele passou a trabalhar em um gigantesco laboratório subterrâneo em Raccoon, construído especialmente para seu projeto. Além de uma equipe, ele trabalhava ao lado de sua esposa, a também pesquisadora Annette Birkin e principal responsável pelo controle de quem entrava e quem saía dos esgotos, um dos locais de acesso ao complexo. Annette, por ordem de William, fazia a comunicação com o chefe da polícia. Brian Irons recebia altas quantias em dinheiro da Umbrella para impedir que investigassem qualquer atividade da empresa, além de proteger a existência e o acesso ao laboratório.

Em Julho de 1998, após o acidente no laboratório de Arklay ocorrido em Maio, Wesker e Birkin lideram por ordens da Umbrella o projeto de reativação do Centro de Treinamento Executivo, fechado há 20 anos. Coincidentemente, porém, o ex-diretor do local retorna à vida e tenta executar seu plano de vingança contra os que o assassinaram, contaminando seu antigo complexo.

Com isto, os dois se veem obrigados a ativar a autodetonação do local, e o plano falha. Sabendo das intenções de Albert Wesker de abandonar a Umbrella, agora um “navio naufragando” nas palavras do colega, ele lhe entrega uma amostra do Progenitor, a mando de Spencer. Wesker acredita que aquele seja um vírus criado por Birkin que o deixaria em um estado de “morte temporária”. E, se fosse compatível com seu organismo, lhe daria incríveis poderes, para que assim pudesse se vender para outra empresa sem despertar suspeitas. Tudo havia sido arquitetado e ordenado por Spencer, que continuava financiando as pesquisas de Birkin com o G-Virus.

Com o passar do tempo, no entanto, ele começa a temer por sua vida e pela vida de sua família. No fundo, sabia que todos os pesquisadores da Umbrella eram dispensáveis e eliminados depois de não servirem mais aos propósitos da companhia. Birkin passou a refletir sobre um meio de conseguir algum tipo de garantia de proteção. E, sabendo que o governo era o principal cliente da Umbrella na compra de armas biológicas, passou secretamente a negociar o G-Virus diretamente com eles, o que para o governo era mais interessante, já que não haveria intermediários na negociação. A única exigência de William, além da financeira, era ter proteção total contra a Umbrella até completar a sua pesquisa do G-Virus e vendê-la a eles.

Para o azar de Birkin, a Umbrella descobriu suas intenções e, em Setembro de 1998, enviou a Equipe Alpha da USS (Serviço de Segurança da Umbrella), liderada por HUNK, para eliminar o pesquisador e coletar o G-Virus. Diante dos soldados bem armados, William tentou resistir e foi fatalmente baleado. Mantendo uma última amostra do G-Virus em suas mãos e sabendo que sua morte era inevitável, ele se injeta com o vírus e se transforma em um horrendo monstro, dizimando a equipe da USS nos esgotos de acesso ao laboratório e destruindo as amostras do vírus que estavam na maleta roubada pelos soldados.

Alguns dias depois, o caos se instaura na cidade de Raccoon por conta do vazamento do T-Virus. Sua esposa Annette teme pela vida de sua filha Sherry, sabendo que William, agora transformado em monstro, certamente iria atrás dela, já que hospedeiros do G-Virus possuíam a capacidade de se reproduzir implantando embriões em indivíduos geneticamente compatíveis. Annette liga para Sherry e exige que a filha vá para a delegacia, onde acredita ainda ser seguro. Na madrugada de 30 de de Setembro, enquanto buscava uma rota de fuga da cidade ao lado da estudante Claire Redfield, Sherry acaba contaminada com o G-Virus quando seu pai, já sem quaisquer traços de humanidade e inteligência, injeta nela um embrião. Antes que seja tarde demais, Annette e Claire unem forças para salvar Sherry.

Depois de sofrer diversas mutações, William Birkin é finalmente eliminado por Claire e pelo policial Leon S. Kennedy, que salvam Sherry a tempo com um antídoto mencionado por Annette, antes de morrer pelas garras do próprio marido. O legado de Birkin, no entanto, vive em Sherry, portadora do vírus agora “adormecido” por conta do antídoto. A partir de então, ela permanece sob a custódia do governo americano.


A Reimaginação dos Eventos de Resident Evil 2:

Na noite de 22 de Setembro de 1998, uma equipe especial da soldados da Umbrella, a U.S.S., se infiltra no laboratório subterrâneo de Raccoon City, onde William e a esposa Annette desenvolviam o G-Virus. William já vinha há algum tempo suspeitando de espiões adentrando nas instalações. Por isso, vinha pedindo a Brian Irons, o chefe de polícia, para ficar de olhos atentos às entradas para o complexo. Para manter este serviço de segurança ativo, ele pagava altas quantias em dinheiro para Irons. Este também fornecia cobaias para as pesquisas de Birkin, crianças que eram levadas para o orfanato da cidade mantido pela própria Umbrella. Como Irons também era o diretor do orfanato, ele fornecia as crianças como cobaias para o desenvolvimento dos vírus e armas biológicas da companhia.

Diante dos soldados da Umbrella, William se recusa a entregar seu trabalho, e acaba sendo baleado. Os soldados da equipe Alpha, liderada por HUNK, ainda examinam seu corpo e constatam que ele está morto, mas não estava. Sabendo que estava a beira da morte, ele se infecta com uma amostra do G-Virus e eventualmente se transforma em uma criatura G. Sua esposa Annette ainda pensa em matá-lo, mas acaba desistindo pelo choque da situação.

O monstro G no qual William se transformou sai em busca dos soldados da Umbrella e os mata. E como o instinto da criatura é a reprodução, ele sai em busca de outros indivíduos, infectando-os com embriões. Estes, porém, rejeitam seus novos hospedeiros por não serem compatíveis geneticamente. Ele continuou a sua busca por indivíduos compatíveis, e finalmente chega em sua filha alguns dias depois, Sherry Birkin, que havia ido para a delegacia por estar com medo de ficar sozinha em casa.

Mas há um obstáculo no caminho do G. Claire Redfield, que estava na cidade em busca de seu irmão, havia encontrado Sherry escondida do monstro. As duas se unem para tentar encontrar a mãe da menina, mas se separam por causa chefe de polícia, que leva Sherry à força para o orfanato. Quando ela tenta fugir do quarto, acaba sendo surpreendida por Irons, mas é justamente o G quem impede que ele lhe faça algum mal.

Mas, eventualmente, o G consegue implantar o embrião em Sherry, e é Claire quem toma a frente da situação. Ela leva Sherry para o laboratório onde o G-Virus estava sendo pesquisado e finalmente consegue adquirir uma amostra do agente antiviral para salvar Sherry. O G reaparece no meio do caminho, e Annette, em redenção, tenta ajudar a eliminá-lo, mas acaba sendo ferida. Ela e Claire conseguem salvar a vida de Sherry, mas Annette não resiste e morre.

O G, no entanto, resiste bravamente e ataca mais duas vezes, tentando impedir a fuga de Claire, Sherry e do policial Leon S. Kennedy do complexo, mas finalmente acaba sendo aniquilado de uma vez por todas.